SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
40660 - IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE DAIANE CARDOSO DA SILVA - UFG, ROXANA ISABEL CARDOZO GONZALES - UFG, ROBERTA RAMOS RIBEIRO - UFG, ANIELE SILVEIRA MACHADO DE OLIVEIRA BIANCHINI - UFG, JANAINA SACRAMENTO ROCHA - UFG
Apresentação/Introdução A pandemia da Covid-19 considerada uma emergência sanitária mundial modificou significativamente os serviços e sistemas de saúde. O corte nos investimentos e a interrupção das ações não relacionadas à Covid 19, afetaram às atividades de controle da Tuberculose (TB). Esse estudo pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Quais os impactos da pandemia nas ações de controle da Tuberculose?
Objetivos Identificar o impacto da interrupção dos serviços de atenção a pessoas com TB durante a pandemia da Covid-19.
Metodologia Trata-se de uma revisão narrativa. Realizou-se a busca nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library (SCIELO) que resultaram em 207 publicações no período de janeiro de 2020 a março de 2022. Após a leitura dos títulos e resumos selecionou-se 16 textos para leitura na íntegra. A partir da leitura exaustiva, 6 artigos constituíram a amostra do estudo.
Resultados A literatura aponta impacto desproporcional da pandemia nas ações de controle da TB em decorrência da interrupção do acesso aos serviços de saúde. Assim como o desvio de recursos para o combate a pandemia indisponibilizou a oferta das ações essenciais da TB. Aumento no número de mortes, queda no total de pessoas diagnosticadas, tratadas ou recebendo tratamento preventivo e redução na proporção de cura comparados ao ano de 2019. Evidencia ainda, que o Brasil e mais 15 países foram responsáveis por 93% da redução das notificações da TB no ano de 2020 devido à pandemia.
Conclusões/Considerações A pandemia levou a grandes mudanças nos sistemas de saúde, revertendo anos de progresso no controle da TB. A interrupção das ações de controle e a descontinuidade do tratamento implica em piora das condições de saúde da população vulnerável socialmente no mundo. Diante desse cenário, é urgente a ampliação e melhoria das ações de atenção, vigilância e gestão para o controle da TB afim de reduzir as consequências da pandemia.
|