SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
40597 - CENTRAL DE MONITORAMENTO NO CONTEXTO DA COVID-19: O CASO DO MUNICÍPIO DE VITORIA DE SANTO ANTÃO – PE MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ/PE, EWERTON THIAGO PEREIRA DE LIMA - FIOCRUZ/DF, ALEXCIANE PRISCILA DA SILVA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, BRUNA RAFAELA DORNELAS DE ANDRADE LIMA MONTEIRO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, IZABEL LUCIANA CAVALCANTI DE LIMA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, KLEBER DE SOUZA BATISTA DUARTE - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, MARCELA DE ALBUQUERQUE MELO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, SELÃINE MARIA DA SILVA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, VANESSA PIMENTEL DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, MARCOS JONATHAN LINO DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE
Período de Realização A experiência da Central de Monitoramento da COVID-19 iniciou em março de 2021 e segue até a presente data.
Objeto da experiência A experiência da Central de Monitoramento da COVID-19, implantada no município de Vitória de Santo Antão - PE.
Objetivos Relatar a experiência de um serviço de vigilância em saúde no contexto da COVID-19, a Central de Monitoramento, no município de Vitória de Santo Antão - PE.
Metodologia Relato de experiência do município de Vitória de Santo Antão – PE, desenvolvido por gestores e técnicos da Vigilância Epidemiológica (VE) e Atenção Básica (AB). A Central de Monitoramento ocorre da seguinte forma: a VE acessa os casos notificados nos sistemas e disponibiliza via planilhas online para equipe de monitoramento da AB que realiza o acompanhamento por telefone ou in loco, até a evolução final. Por fim, as informações retornam para VE, sendo realizado o encerramento dos casos.
Resultados Diante da singularidade do contexto de pandemia, a Central de Monitoramento da COVID-19 se encontra como um dispositivo fundamental para o cuidado em saúde. A articulação entre a VE e AB se caracteriza como estratégia para o acompanhamento do quadro clínico dos pacientes, o rastreamento de contatos e qualificação dos dados. Além disso, o planejamento e desenvolvimento da Central são realizados por múltiplos atores, proporcionando pluralidade de olhares e direcionando a tomada de decisões.
Análise Crítica A pandemia gerada pela COVID-19 impôs mudanças na estruturação dos serviços em saúde, destacando a implantação de ações de monitoramento da situação de saúde. Embora desafiadora, a integração do monitoramento realizado pela VE e AB possibilita melhores resultados para qualidade dos dados de saúde da população e, consequentemente, maior precisão quanto ao planejamento e implantação de ações estratégicas de combate à COVID-19.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação da Central de Monitoramento da COVID-19 é fundamental para acompanhar a situação de saúde da população do município. Neste contexto, superados os desafios impostos pela doença, espera-se que o município se aproprie desta experiência e continue desenvolvendo este tipo de ação integral entre a VE e AB para o enfrentamento de outros agravos à saúde.
|