Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

40574 - PERFIL DOS INTERNADOS POR COVID-19 E IMPACTO DA CAMPANHA VACINAÇÃO NA EPIDEMIOLOGIA DE INDAIATUBA-SP
REBECA MANSO COSTA - UNIMAX, VINÍCIUS DE ARAUJO SANTOS - UNIMAX, KAREN ALVARENGA DE ALMEIDA DUARTE - UNIMAX, MILENA OKADA KATO - UNIIMAX


Apresentação/Introdução
No início de 2020, com o princípio da pandemia pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), responsável por um quadro de síndrome gripal com alta transmissibilidade, associado com diversos óbitos. Sendo essencial a vacinação para prevenção de internações e óbitos, com isso iniciado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e importante análise de sua eficácia.

Objetivos
Analisar o impacto da campanha de vacinação contra Covid-19 na epidemiologia dos casos de infecção por Covid-19 no município de Indaiatuba-SP, especificamente comparar os óbitos nos períodos anteriores e posteriores a campanha de vacinação.

Metodologia
Durante o período de Abril/20 à Agosto/21 foi realizado uma análise descritiva dos dados originados da notificação compulsória e perfil dos pacientes internados por Covid-19 no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) pela Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Coordenação de Atenção Básica do município de Indaiatuba-SP. Os dados foram analisados e comparados em dois momentos distintos: Pré campanha vacinal (Abril/20 à Agosto/20) e Pós campanha vacinal (Abril/21 à Agosto/21). Para análise dos dados foi utilizado a planilha do Excel para trabalhar os números em média, desvio padrão, mediana, máximo, mínimo e porcentagem.

Resultados
No período de abril de 2020 a agosto de 2021 foram registradas 2879 internações, sendo que a idade média foi de 55,8 anos, prevalentemente do sexo masculino (58%) e sem necessidade de ventilação mecânica (83%). Dessas internações, 749 (26%) pacientes foram a óbito. Do total dos pacientes internados, 2569 (89%) não foram vacinados contra Covid-19. Ao comparar os períodos de abril a agosto/20 e abril a agosto/21, observamos uma redução de 217 óbitos, no primeiro momento, para 38 óbitos no segundo momento, representando uma redução de 83% na quantidade dos óbitos.

Conclusões/Considerações
Após a análise dos dados e dos resultados, é possível concluir que a campanha de vacinação teve impacto na redução significativa dos óbitos por Covid-19 nos períodos analisados, assim sendo considerada como fator protetivo. Cabe ressaltar, que não somente a vacinação, mas outros fatores podem influenciar nestes dados, aspecto que deve ser considerado em estudos futuros.