Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

40538 - ANÁLISE DA RESPOSTA DO SISTEMA DE SAÚDE CUBANO À PANDEMIA DA COVID 19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
CAMILLA ANDRADE SILVA RIBEIRO - UFBA, MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIÃO - UFBA


Apresentação/Introdução
O Sistema de Saúde cubano se destaca por ser um Sistema Universal e Estatal, sendo apontado por alguns estudos pelo seu bom desempenho na pandemia da Covid-19 em 2020 devido a motivos diversos, porém ainda não há estudos que possam sistematizar as diferentes estratégias da resposta cubana à pandemia durante os anos de 2020 a 2022 e sua relação com as características de seu Sistema de Saúde.

Objetivos
Analisar a resposta do Sistema de saúde de Cuba à pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 a 2022.

Metodologia
Realizou-se uma revisão integrativa em bases de dados selecionadas utilizando descritores como: cuba, sistema de saúde, covid 19 e resposta nacional e complementada com informações disponíveis em sites oficiais do governo cubano, da Organização Mundial de Saúde, do On Word in data, entre outros. Foram feitas duas buscas nas bases de dados, uma em 2021 e outra em 2022, sendo localizados ao todo 215 artigos que depois de excluídas as duplicatas e lido os resumos foram selecionados 30 artigos sendo lidos na integra. Os dados obtidos foram sistematizados em uma matriz dividida em: características do governo e do sistema de saúde, resposta de Cuba a pandemia e evolução da pandemia no país.

Resultados
As características socialistas do governo se destacaram na pandemia na coordenação do presidente tendo o apoio de governanças locais, representações comunitárias e profissionais da saúde. O sistema de saúde utilizou-se da medicina comunitária, vigilância em saúde e assistência farmacêutica do país na estruturação de estratégias de contenção, baseadas principalmente no rastreamento de casos e contatos, isolamento e acompanhamento de casos confirmados e fabricação de vacinas. Durante os anos de 2020 a 2022 Cuba teve o aumento exponencial nas curvas de incidência e mortalidade apenas no primeiro semestre de 2021 tendo queda após a introdução de vacinas de fabricação local.

Conclusões/Considerações
Cuba teve sucesso em sua resposta a pandemia nos anos de 2020 a 2022 devido a características já estruturadas de seu sistema universal como a atenção primária e a assistência farmacêutica totalmente financiadas pelo estado. Além do governo ter optado por estratégias de contenção no combate a pandemia. As lições tiradas da resposta cubana podem servir de aprendizado para países em desenvolvimento com Sistemas de saúde semelhantes como o do Brasil.