SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
40246 - O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS EVENTOS ADVERSOS GRAVES PÓS-VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO JULIANA JENIFER DA SILVA ARAUJO CUNHA - SMSRIO, ISIS MATTOS DE CARVALHO - SMSRIO, NATHALYA MACEDO NASCIMENTO COSTA - SMSRIO, THAINA GENUÍNO DE SOUZA - SMSRIO, GLACELAINE DA SILVA TEIXEIRA - SMSRIO, NADJA GREFFE - SMSRIO, MÁRCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SMSRIO
Apresentação/Introdução A OMS declarou o coronavírus como uma emergência de saúde pública. Considerando o cenário epidemiológico da Covid no Município do RJ foi definida início da vacinação como estratégia inicial pelo Ministério da Saúde. Vacinas podem desencadear eventos adversos, que são sinais ou sintomas leves ou graves ocorridos no prazo de 30 dias após a vacinação e deverão ser notificados.
Objetivos Analisar o perfil das notificações de eventos adversos graves pós-vacinação (EAG), no Município do Rio de Janeiro notifica no período entre 19 de Janeiro a 31 de Agosto de 2021.
Metodologia
Os dados foram coletados através dos registros de notificação de eventos adversos graves pós-vacinação contra Covid-19 no município do Rio de Janeiro, por meio da plataforma e-SUS Notifica, Versão 2.47.9, no período entre 19 de Janeiro a 31 de Agosto de 2021.
Foram realizados monitoramentos diários e processados em planilha Excel compostas pelas seguintes variáveis: município do rio de janeiro, sexo, idade, vacina Covid-19, tipo de evento e gravidade.
Resultados
Entre 19 de janeiro à 31 de agosto de 2021, foram aplicadas 7.709.999 doses de vacina contra a Covid-19 no Município do RJ e notificados 6.784 eventos adversos da vacina. A relação caso/dose foi de 88 casos/100.000 hab. Somente 13% das notificações representam eventos graves. Quanto ao EAPV grave, o sexo feminino predominou com 63% casos. Em relação à faixa etária, foram notificados 399 casos 47% de 18 a 59 anos e 53% acima de 60 anos. Dentre os eventos graves, os mais frequentes foram categorizados em: hiperssensibilidade com 23%, neurológicos 10%, vascular 9% e respiratório 9%. Foram encontrados 114 eventos com diagnóstico de Covid-19, que após investigação foram descartados.
Conclusões/Considerações O sistema de notificação de eventos adversos pós vacinação mostra-se útil no registro e monitoramento dos eventos adversos relacionados às vacinas contra a Covid-19. Possibilitando identificar a faixa etária, sexo e os eventos graves, importantes para melhor manejo dos eventos, estabelecendo fluxos de condução dos casos. O conhecimento sobre EAPV pode ser aplicado na prática dos serviços da APS, melhorando a segurança clínica do paciente.
|