SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
40225 - PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E SOCIODEMOGRÁFICO NA EVOLUÇÃO DOS CASOS DE COVID-19: ANÁLISE DE DETERMINANTES E CONDICIONANTES DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. JULIANA ERBE DE MIRANDA MAIA DA SILVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução O vírus da COVID-19 foi classificado como pandemia em 11 de março de 2020 em larga escala mundial e no decorrer dos meses, com a disseminação da doença, houve impacto desta não só nos sistemas de saúde, mas também na sociedade, economia, política e cultura. A fim de evitar um colapso no setor de saúde, medidas rigorosas foram adotadas no Brasil dentre outros países.
Objetivos Analisar o perfil epidemiológico e sociodemográfico dos usuários com diagnóstico de COVID-19 atendidos nas unidades de atenção primária; Apresentar a contextualização histórica das práticas e gestão do cuidado no enfrentamento da pandemia.
Metodologia Adotou-se como abordagem teórico-metodológica a proposta de um estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, realizado em Unidades de Atenção Primária da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Foi delimitado como cenário de atuação a Área Programática em Saúde-CAP 5.1, a fim de estimar a abrangência quantitativa de casos confirmados e consequentemente a diminuição das subnotificações, promovendo determinadas medidas de enfrentamento que propiciem melhor análise das características locais, sociais e demográficas de cada região do estado e inclusive da área programática 5.1.
Resultados Estão sendo analisadas as seguintes variáveis: idade, cor/raça, sexo, gênero, escolaridade, situação de moradia, situação vacinal, e presença de comorbidades, através de dados secundários, utilizando bases informatizadas de cadastro dos usuários, prontuário eletrônico PEC/E-SUS, além dos dados de notificação da SMS sobre a evolução dos casos de internação, alta e óbitos.
Os dados coletados serão analisados a partir de correlação da caracterização sociodemográfica estatística e a literatura científica disponível, apresentando uma discussão descritiva dos achados e propondo estratégias de enfrentamento à pandemia de COVID-19 considerando os determinantes e condicionantes de saúde-doença.
Conclusões/Considerações O estudo é de grande relevância no contexto das APS, dado ao período histórico, com necessidade de grandes mudanças no cenário da saúde que proporcionem melhorias na prestação do cuidado. Esta deve ser uma premissa almejada por profissionais frente ao enfrentamento do cotidiano nas práticas de saúde pública. A proposta é de fornecer um legado, ampliar a visão e identificar através de um olhar atentivo o usuário e as suas inter-relações.
|