Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

40177 - A FORMAÇÃO EM MEDICINA NA GESTÃO E ATENÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19
VANIA DIAS CRUZ - UNIPAMPA, ELITIELE ORTIZ DO SANTOS - UNIPAMPA, BRUNA MARTA KLEINERT HALBERSTADT - UFRGS, LIAMARA DENISE UBESSI - UNIPAMPA, SANDRA BEATRIS DINIZ EBLING - UNIPAMPA, LUANE DO PRADO PORTA - UNIPAMPA, TÁSSIO CARDOSO DOS SANTOS - UNIPAMPA, BRUNA SIMONETO MARQUES - UNIPAMPA, JOÃO VITOR SCHORN KNEIPP - UNIPAMPA, LANA MATTEDI GRASSI - UNIPAMPA


Período de Realização
Realizado entre os meses de maio de 2020 e maio de 2022, período marcado pela pandemia de COVID-19

Objeto da experiência
Formação de discentes do curso de Medicina, durante as atividades práticas desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde no município de Uruguaiana, RS

Objetivos
Relatar a experiência dos discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) sobre as ações vivenciadas na Atenção Primária à Saúde, em Estratégias de Saúde da Família (ESF), durante a pandemia do COVID-19

Metodologia
Diferentes vivências na ESF fazem parte do currículo deste curso de Medicina, havendo adaptações na pandemia: redução do número de estudantes em estágios; utilização rigorosa dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); visitas domiciliares com abordagens fora do domicílio; intervenções para prevenção da COVID-19; adesão à vacinação; ações de educação em saúde com o auxílio de recursos digitais, rádio comunitária, entre outras atividades para manter a continuidade do cuidado

Resultados
A vivência possibilitou a atuação discente em atividades assistenciais e de gestão em saúde na emergência sanitária, como a avaliação de sintomáticos respiratórios, notificação, detecção e monitoramento de casos positivos, ações de prevenção e de educação permanente. Foram necessários a reorganização no horário de atendimento aos casos sintomáticos respiratórios e o cancelamento de grupos de educação em saúde. Observou-se um aumento do sofrimento psíquico na população e nos profissionais de saúde

Análise Crítica
Essa experiência possibilita a reflexão sobre a atuação em emergências sanitárias, importância do trabalho em equipe, articulação e fortalecimento da relação ensino e serviço e atenção em saúde mental na ESF, elementos importantes para a formação em Medicina. Além disso, oportuniza o discente a desenvolver atividades nos serviços de Atenção Primária, bem como contribuir nas ações de gestão e de atendimento assistencial complexo como no caso da pandemia da Covid-19

Conclusões e/ou Recomendações
A vivência discente na emergência sanitária de COVID-19 foi um desafio, que demandou adaptação e ação rápida, porém oportunizou experimentar atuações na gestão, atenção, educação permanente em saúde e cuidado em saúde coletiva e mental na atenção primária em saúde. É fundamental para a formação em medicina contribuir e responder às necessidades da população e equipe de saúde conforme a realidade, inclusive com o uso de ferramentas virtuais