SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
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40000 - ANALISE DA INTEGRAÇÃO DOS DADOS DE CASOS DE COVID-19 COM A DEMANDA DA MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS GUSTAVO FERREIRA DE MORAES - FIOCRUZ, MARCOS DENICIO DA SILVA DE SOUZA - FIOCRUZ, MARCELO GUIMARÃES ARAÚJO - FIOCRUZ, JORGE AZEVEDO DE CASTRO - FIOCRUZ, MARCELO BESSA DE FREITAS - FIOCRUZ, CLEMENTINA DOS SANTOS FELTMANN - FIOCRUZ, VINICIUS SANTOS SOARES - FIOCRUZ, MARIA LÚCIA FREITAS DOS SANTOS - UFRJ
Apresentação/Introdução Em uma pandemia além de contabilizar o número de infectados, é importante conhecer as condições que os cidadãos estão inseridos, entender sua dinâmica com o meio urbano para propor medidas de combate ao surto.
Objetivos Este trabalho propôs medidas que possam mitigar a curva acentuada de contágio tendo como apoio, além da DRP, a pesquisa bibliográfica tratando das alternativas de mobilidade urbana com medidas de curto, médio e longo prazo que facilitam a fluidez na cidade.
Metodologia Para a elaboração da proposta de intervenção, primeiramente, foi realizado a travessia, uma das técnicas utilizadas dentro do diagnóstico rápido participativo (DRP). Trata-se de uma conversa junto aos atores que utilizam o transporte público, tanto passageiros, quanto motoristas e cobradores, visando colher informações qualitativas segundo a visão desses usuários. De maneira simples, barata e ágil, estimula a participação da população, auxiliando na compreensão dos problemas e debatendo com os mesmos, uma solução.
A volta das linhas interbairros, foi algo conversado amplamente na Travessia do DRP.
Resultados Algumas passagens de pedestre não possuem sinalização semafórica, além de estacionamentos irregulares ou veículos posicionados de forma errada, são fatores que somados ao alto número de veículos individuais, aumentam as retenções no trânsito. Outra maneira de aumentar a velocidade no transporte público é a criação de faixas exclusivas para os ônibus.
Uma medida de médio/longo prazo seria o fechamento de algumas ruas pela região central da cidade, permitindo assim, uma maior mobilidade de bicicleta, a pé e outros tipos de mobilidade ativa em percursos menores visando desafogar o transporte público e o trânsito favorecendo a diminuição de aglomerações.
Conclusões/Considerações Este trabalho apresentou como a mobilidade urbana interfere na saúde da população principalmente em uma Pandemia. Como resultado observamos que os locais que contam com uma maior densidade e uso intenso do transporte, estão sujeitos a uma maior propagação do vírus. Ainda pudemos analisar visualmente como as medidas de distanciamento social e lockdown influenciaram para a diminuição do contágio.
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