SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
39812 - USO DE TECNOLOGIA PARA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 E FAMILIARES DURANTE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LUCIANO SANTOS DA SILVA FILHO - UECE, TALYTA MARTINS NEVES - UECE, DANIEL DE AGUIAR RODRIGUES - UECE, NATHANAEL DE SOUZA MACIEL - UECE, ANTÔNIO DIEGO COSTA BEZERRA - UECE, CIDIANNA EMANUELLY MELO DO NASCIMENTO - UECE, JÉSSICA ARAÚJO DE CARVALHO - UECE, CARLA BARBOSA BRANDÃO - UECE, JOSÉ JACKSON COELHO SAMPAIO - UECE
Período de Realização Esta experiência foi realizada entre os meses de Junho de 2020 a Outubro de 2021.
Objeto da experiência Uso de videochamada para a comunicação entre pacientes internados com COVID-19 moderado/grave em Unidade de Pronto Atendimento-UPA e familiares.
Objetivos Relatar a experiência vivenciada por enfermeiro atuante na linha de frente, em uma UPA, com a utilização videochamada para viabilizar a comunicação de pacientes internados com COVID-19 moderado/grave e familiares, durante os períodos mais críticos da pandemia de COVID-19.
Metodologia A videochamada foi utilizada para que os pacientes internados com COVID-19 moderado/grave na UPA pudessem manter uma comunicação com os seus familiares, tendo em vista que as visitas estavam suspensas durante os períodos mais críticos da pandemia. O enfermeiro era responsável por mediar essa comunicação, realizar as ligações e fornecer apoio ao paciente durante o momento de realização da chamada; utilizando medidas sanitárias de proteção para não provocar riscos à segurança do paciente e do profissional.
Resultados A experiência de profissional da Enfermagem, ao mediar as videochamadas, possibilitou a percepção de que: esse canal de comunicação promoveu conexão entre pacientes e familiares, fortaleceu os vínculos afetivos, fortaleceu a confiança da família na equipe de saúde, promoveu empatia e acolhimento.
Análise Crítica A impossibilidade de receber visitas durante o período de internação trouxe diversos sofrimentos mentais aos pacientes internados e seus familiares. A videochamada passou a ser utilizada como meio de minimizar os impactos emocionais provocados pelas vivências do período e foi observado que isso resultou em benefícios aos sujeitos envolvidos no processo.
Conclusões e/ou Recomendações A pandemia de COVID-19 provocou a necessidade de reconstruir as práticas profissionais nos serviços de saúde, o distanciamento social requisitou a utilização de formas não presenciais para manutenção das relações e fortalecimento de vínculos afetivos. Neste contexto, as videochamadas se configuraram como um excelente recurso para acolhimento, demonstração de afeto, alívio de dor e minimização de sofrimento.
|