Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

39260 - O MANEJO DA TUBERCULOSE NA PANDEMIA COVID-19: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
ALINE AZEVEDO VIDAL - SMS RJ, KARLA SANTA CRUZ COELHO - UFRJ MACAÉ


Apresentação/Introdução
A eCR garante o atendimento na perspectiva integral da atenção à saúde junto a Pop Rua. Em 2020 foi declarado estado de pandemia da COVID-19, que tem sido um desafio para Atenção Básica em especial para as eCR, visto a necessidade de reorganização do serviço para combate à doença, bem como a manutenção e garantia das atividades assistenciais e de planejamento para manejo da tuberculose.

Objetivos
Analisar o processo de trabalho da equipe de consultório na rua da Área Programática 5.1 no manejo dos casos de tuberculose no contexto da pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistados sete profissionais da equipe de consultório na rua da área programática 5.1 do município do Rio de Janeiro - RJ no período de maio a dezembro de 2021. As entrevistas foram transcritas, organizadas, subsidiadas pela imersão e observação participante na prática dos sujeitos do estudo, obtido por meio dos registros do diário de campo da pesquisadora. A análise e a discussão dos dados deram-se à luz da cartografia.

Resultados
A análise do processo de trabalho da eCR da AP 5.1, no MRJ, aponta algumas singularidades das ações desenvolvidas para o manejo da tuberculose junto à população em situação de rua no contexto da pandemia de COVID-19. A eCR vem cumprindo seu papel institucional de cuidado em saúde à Pop Rua numa abordagem multiprofissional e na lógica do cuidado integral. Realizar o cuidado a essa população, em especial os que possuem diagnóstico de tuberculose, é um desafio para a equipe, pois exige não somente o manejo dos protocolos clínicos, mas principalmente a construção do trabalho que seja compartilhado com a rede intra e intersetorial ficando mais evidente na pandemia de COVID-19.

Conclusões/Considerações
Considerando o contexto da pandemia de COVID-19 é relevante investir no cuidado junto à Pop Rua com tuberculose de forma compartilhada localmente, no território, avançando na articulação e no fortalecimento das redes intersetoriais, sendo necessário o alinhamento das ações e diálogo entre os dispositivos do território para melhor operacionalização das atividades integradas.