SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
39192 - O PAPEL DA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, NAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 ELÂNE RAFAELLA CORDEIRO NUNES SERAFIM - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO; UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, MICHELLE DA LUZ PASCHOAL - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS GARANHUNS, JÔSIANE ALVES DA SILVA - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, KARLA MICHELLE DE LIMA ALVES - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, JANAINA RAMOS DOS SANTOS - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA - GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO
Período de Realização O desenvolvimento do trabalho iniciou-se em dezembro de 2019 e continua em execução.
Objeto da experiência Assessoramento técnico em municípios que compões a Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco (V GERES-PE)
Objetivos Relatar sobre as ações realizadas pela Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco (V GERES-PE) no assessoramento dos municípios nos casos de suspeitos e confirmados da COVID-19.
Metodologia A V GERES-PE, localiza-se no Agreste Meridional e assessora tecnicamente 21 municípios sobre diferentes doenças e agravos relacionados à saúde pública, dentre estes a COVID-19. Inicialmente, foram registradas as ações realizadas pela gerência, de 2019 até 30 de maio de 2022, durante os rumores, confirmação, notificação, diagnóstico e desfecho de casos de COVID-19 nos municípios de abrangência.
Resultados Em 2019, a V GERES-PE acompanhou e repassou diariamente informações aos municípios sobre casos de coronavírus em âmbito internacional. Em 2020, orientou-os sobre Plano de Contingência de enfrentamento à Covid-19, fluxo de notificação e monitoramento de pacientes. Viabilizou o envio de amostras para diagnóstico em laboratório de referência. Monitorou os casos, por ocorrência e residência. Realizou visitas técnicas. Recebeu, dispensou e monitorou testes e imunobiológicos para Covid-19.
Análise Crítica A ocorrência de um evento de saúde inesperado, com consequências sanitárias e sociais de grande relevância, requer uma rápida e forte articulação entre os diferentes níveis de gestão do SUS para otimizar e viabilizar a detecção precoce, promoção, prevenção, controle e recuperação de pacientes minimizando os impactos para a população.
Conclusões e/ou Recomendações O apoio da Gerência Regional de Saúde de Garanhuns, Pernambuco, otimizou a articulação entre os municípios fortalecendo as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, sendo de fundamental importância na execução das políticas públicas do Sistema Único de Saúde.
|