SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
39182 - CONFIABILIDADE DOS DADOS DO INDICASUS DE MATO-GROSSENSES HOSPITALIZADOS COM COVID-19 EM 2021 ROSEANY PATRÍCIA DA SILVA ROCHA - DOUTORANDA, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO., ANA PAULA MURARO - DOUTORA EM CIÊNCIAS, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Apresentação/Introdução Dentre os desafios a serem enfrentados na análise dos dados sobre Covid-19, destaca-se a confiabilidade dos dados de registros de notificação, internação e mortalidade. Em Mato Grosso, o INDICASUS foi o sistema adotado pelo governo do estado para registro dos casos de Covid-19, sendo registro específico de internação realizado por todos os estabelecimentos de saúde que atenderam casos da doença.
Objetivos Avaliar a confiabilidade dos dados do INDICASUS/SES-MT de pacientes adultos hospitalizados por Covid-19 entre residentes de Cuiabá e Várzea Grande, Mato Grosso, internados em três dos principais hospitais de Cuiabá.
Metodologia Estudo com análise da concordância das informações se sexo, faixa etária e raça/cor dos registros de internações que tiveram alta entre agosto e outubro de 2021 em três hospitais de Cuiabá, capital de Mato Grosso e que foram entrevistados por telefone em maio de 2022, aproximadamente seis meses após a alta. No período, foram internados 320 pacientes na capital, que eram residentes em Cuiabá e Várzea Grande (cidade vizinha). Empregou-se análise concordância, utilizando-se o teste de Kappa, por serem variáveis avaliadas como categóricas.
Resultados Foram entrevistados 82 adultos, sendo 50% homens, 40,4% tinham entre 40 a 49 anos, 70,7% eram pardos, 50% tinham comorbidades. Na análise de concordância, sexo apresentou 96% de concordância (kappa > 0,92); 98,8% dos registros mostraram concordância para informação de faixa etária (kappa > 0,98); para comorbidades 74,4% das informações foram concordantes (kappa > 0,48); e a raça/cor foi a que apresentou menor concordância com 65,3%. Desta forma, apenas o registro de raça/cor não apresentou concordância classificado excelente, (kappa > 0,32). Os resultados de incompletude demonstraram (8,54%) para variável raça/cor, e não houve missing para as variáveis sexo, idade e comorbidades.
Conclusões/Considerações Tais resultados chamam atenção para necessidade de cautela quanto ao uso das informações oficiais. Espera-se que esses resultados despertem atenção dos profissionais de saúde responsáveis pelo registro das informações no sistema com relação à manutenção da qualidade dos registros, aprimoramento das etapas de coleta, processamento dos dados e divulgação, pois é de suma importância garantir que as informações sejam o mais completo possível.
|