SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
39103 - A DESMOBILIZAÇÃO DE LEITOS COVID-19 NO ÂMBITO HOSPITALAR NO BRASIL FLÁVIA ALMEIDA DOS SANTOS - UNEB, JOSEANE APARECIDA DUARTE - UFBA, THADEU BORGES SOUZA SANTOS - UNEB, VANESSA NASCIMENTO BATISTA - UNEB, MARIA CLARA AMARAL SOUTO GARGUR MARTINS - UNEB, FANNY ALMEIDA WU - UNEB, SUELEN GUEDES SOUZA - UNEB, NATHÁLIA ALMEIDA SUZART - UNEB, TAYNARA DA SILVA LEAL - UNEB
Apresentação/Introdução A Covid-19, possui alta transmissibilidade e cerca de 5% dos acometidos necessitam de hospitalização. A Atenção Hospitalar passou pela ampliação de leitos e com o avanço da imunização, a taxa de casos graves e a taxa de mortalidade entrou em declínio e a partir disso, entrou em ação o planejamento da desmobilização desses leitos por meio de conversão, reversão e devolução dos leitos.
Objetivos Descrever o processo de desmobilização dos leitos SRAG/COVID-19 na Atenção Hospitalar do Brasil.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, documental e descritivo. Foi realizada buscas em sites oficias das secretarias estaduais de saúde e em sites de jornalismo de grande relevância na mídia, entre o período do dia 23 de março a 09 de maio de 2022, analisando o planejamento dessa desmobilização em cada estado brasileiro, organizados por regiões brasileiras, observando os critérios utilizados. As buscas foram baseadas no período após o início da imunização contra Covid-19 no Brasil, em março de 2021 até os dias atuais.
Resultados A maior parte dos estados brasileiros já estão desativando leitos de UTI SRAG/COVID. Os estados analisados estão fazendo desmobilização utilizando diversos critérios e indicadores distintos, uma vez que o Ministério da Saúde não indicou uma metodologia para desmobilizar leitos, deixando a critério dos estados e municípios. Além disso, a Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte desenvolveram uma ferramenta de planejamento para o processo de desmobilização de leitos.
Conclusões/Considerações O processo de desmobilização deveria ser norteado por uma diretriz Ministerial para padronizar o processo de desmobilização dos leitos, por meio planejamento e monitoramento de cada realidade estadual/municipal, com transparência, levando em consideração os indicadores epidemiológicos de importância para Covid-19 e Atenção Hospitalar.
|