SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
38964 - FISCALIZAÇÃO EM SAÚDE E A PANDEMIA COVID-19 - AÇÕES SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA PESSOAS IDOSAS DE FLORIANÓPOLIS. FERNANDA DE MENDONÇA - VISA PMF, THIAGO APOLINÁRIO MICHELON - VISA PMF, PRISCILLA VALLER DOS SANTOS - VISA PMF, SANDRA CRISTINA CHAVES FREDEL - VISA PMF
Período de Realização As ações foram realizadas de março de 2020 a abril de 2022.
Objeto da experiência Ações de fiscalização em Fpolis para prevenção e contenção dos riscos da Covid-19 e redução dos agravos à saúde da população idosa institucionalizada.
Objetivos Elaborar medidas para avaliar e diminuir os riscos sanitários existentes nas Instituições de Longa Permanência de Idosos localizadas em Florianópolis frente à COVID-19, padronizar as ações das equipes de fiscalização e indicar ações para aumentar a segurança de residentes e trabalhadores das ILPIs.
Metodologia Após fiscalizações e a verificação da ineficácia dos protocolos adotados, bem como as notificações de casos suspeitos/confirmados nos residentes, foi feita revisão bibliográfica e optou-se por desenvolver um formulário eletrônico para coleta de dados do tipo google forms, padronizando os pontos focais que possuía questões objetivas e discursivas, baseadas nas orientações da NT 5/2020 ANVISA. Os fiscais preencheram o formulário durante inspeção in loco, encaminhando os dados de cada instituição.
Resultados As respostas foram classificadas em adequada, regular ou insuficiente. Foram considerados críticos os itens com índice de adequação menor que 80%. Para estes, foram discutidas novas ações para diminuição do risco.
Os resultados demonstraram que a maioria das medidas foram adotadas adequadamente, evidenciando aquelas cuja implementação se deu de forma mais precária - utilização de EPIs, EPIs ofertados, realização de isolamento, se necessário e a existência de POPs e treinamentos para a equipe.
Análise Crítica O diagnóstico situacional permitiu dar enfoque nos pontos críticos nas inspeções presenciais e realizar ações voltadas à minimização do risco sanitário. Na pandemia ocorreram 46 óbitos de idosos institucionalizados, representando só 3,76% do número de óbitos por Covid-19 do município. Fica demonstrada a importância de utilizar métodos orientados e quantitativos para diagnóstico e mensuração de problemas, principalmente quando as análises são realizadas em locais e por profissionais diferentes.
Conclusões e/ou Recomendações O conhecimento dos recursos disponíveis são facilitadores na execução de ações que necessitam de análise situacional. Essas ferramentas complementam o processo de melhoria do trabalho e consequentemente do serviço prestado à população. Visto que, a estruturação do serviço público em algumas áreas não acompanha o avanço e a demanda do setor regulado (nos aspectos tecnológico, atualização das previsões legais e capacitação dos atores envolvidos).
|