SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
38960 - AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE FLORIANÓPOLIS FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19. FERNANDA DE MENDONÇA - VISA PMF, LUIZA MORITZ AGE TOKAREWICZ - VISA PMF, THIAGO APOLINÁRIO MICHELON - VISA PMF, PRISCILLA VALLER DOS SANTOS - VISA PMF
Período de Realização Março de 2020 a março de 2022.
Objeto da experiência Ações de fiscalização sanitária de Florianópolis para a prevenção e contenção dos riscos da Covid-19 e redução dos impactos à saúde da população.
Objetivos Implementar Barreira Sanitária no Aeroporto de Florianópolis;
Informar os estabelecimentos quanto às normas vigentes;
Fiscalizar estabelecimentos que promoviam aglomerações durante os finais de semana;
Monitorar e investigar surtos de COVID-19 em conjunto com a Vigilância Epidemiológica.
Metodologia Barreira Sanitária no Aeroporto: triagem de passageiros sintomáticos que desembarcavam em Fpolis.
Estabelecimentos orientados quanto às normas vigentes por inspeções sanitárias diárias em ações organizadas pela gestão.
Força Tarefa de fiscalização de locais com potencial de aglomeração aos finais de semana com outros órgãos.
Inspeções com a Vigilância Epidemiológica em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), escolas e outros estabelecimentos quando constatado surto de COVID-19.
Resultados No aeroporto passaram pela barreira mais de 55 mil pessoas, destas 240 foram testados no aeroporto (testes rápidos) e 24 tiveram resultado positivo.
Foram realizadas mais de 10.500 inspeções para orientação das normas vigentes e autuados cerca de 2.300 estabelecimentos.
Nas ações em finais de semana foram realizadas mais de 4.600 vistorias e 55 interdições de estabelecimentos.
Nas escolas, foram realizadas 347 vistorias em 122 estabelecimentos. Nas ILPIs, foram realizadas 378 em 46 instituições.
Análise Crítica Mesmo sem muita solidez no embasamento legal e nas normativas técnicas, as ações foram iniciadas após os primeiros casos de COVID-19 serem confirmados no município e priorizadas em todo o período da pandemia. Foram ajustadas a cada momento de acordo com a situação da pandemia no município e Estado. Para otimização dos recursos e maior alcance das ações, a formação de parcerias foi de suma importância para trabalhar em redes de cooperação com outros setores e órgãos do setor público e privado.
Conclusões e/ou Recomendações A Barreira Sanitária no aeroporto impediu que pessoas suspeitas transitassem livremente em nosso território e orientou outras quanto às medidas de prevenção. A orientação aos estabelecimentos e autuações ajudaram no cumprimento das normas, bem como as vistorias em horário extraordinário, que preveniram mais aglomerações. As ILPIs e escolas foram colocadas em foco para que pudessem prestar seus serviços com a maior segurança sanitária possível.
|