SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
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38930 - CENTRO DE ATENDIMENTO E TESTAGEM À SÍNDROME GRIPAL: UMA ESTRATÉGIA A FAVOR DA GESTÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (COORDENADORIA DE VANESSA ALVERES HENRIQUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PRISCILA CORDEIRO MAFRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, VICTOR COSTA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização O Centro de Atendimento e Testagem funcionou entre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022
Objeto da experiência Ficou localizado no Bairro de Bangu no Rio de Janeiro e foi referência de atendimento para 27 unidades de saúde de Atenção Primária da região.
Objetivos Descentralizar os atendimentos das unidades da APS para evitar o colapso da rede e assim assegurar as demais necessidades em saúde da população para além da COVID-19 e avaliar a percepção dos gestores das unidades em relação a implementação do plano de contingência para enfrentamento da COVID-19.
Metodologia Para avaliar a efetividade, realizamos uma pesquisa com 27 gestores das unidades de saúde de APS da AP 5.1,com um questionário fechado contendo duas perguntas: 1- Se o fato da existência do mesmo ajudou a diminuir os atendimentos a Síndrome Gripal em sua unidade e 2-Qual o feedback dos pacientes. As respostas eram fechadas, sendo ao primeiro questionamento possível sim, não e retardou a proporção de aumento dos atendimentos e a segunda pergunta positivo, negativo e não houve feedback
Resultados No período de funcionamento o Centro de Atendimento e Testagem atendeu 10.932 pessoas e realizou 10.778 testes para COVID 19. A estratégia ajudou a diminuir o atendimento de síndrome gripal para 56% dos entrevistados, 20% responderam que retardou a proporção de aumento dos atendimentos e 24% informou que não influenciou. Quanto ao feedback dos pacientes: 64% deram feedbacks positivos, 32% não receberam feedbacks e 4% que receberam feedbacks negativos.
Análise Crítica Identifica-se que a estratégia foi efetiva, reduzindo ou retardando a crescente no número de atendimentos em 76% das unidades da região e quando analisado as unidades de saúde que não observaram alteração neste número de atendimentos notou-se que são as geograficamente distantes do CAT, o que pode ter influenciado na não adesão. Ao analisar os feedbacks dos pacientes 94% tiveram avaliação positiva do atendimento o que consideramos ter sido um dos principais fatores de adesão da população.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia usada mostrou-se de grande relevância no controle de um possível colapso na rede da APS e desta forma foi possível assegurar os atendimentos prioritário para Estratégia de Saúde da Família como as gestantes, tuberculose, PV-HIV, entre outros casos prioritários em que pesem as vulnerabilidades. Tal estratégia pode servir como base para outras possíveis emergências em saúde pública que ameacem a não oferta de serviços essenciais da APS
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