Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

38625 - “GRUPO SAÚDE E VIDA”: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COLETIVA VIRTUAL PARA USUÁRIOS COM SÍNDROME PÓS COVID
FABÍOLA KENIA ALVES - PUC MG, IVANILZA MARTINS RIBEIRO JACINTO - ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, ANDREA SAYURI EGIMA - ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, FERNANDA OHANA DE SOUZA RIBEIRO - ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, LUZIA GIOSA GRACIANO - ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA


Período de Realização
julho a dezembro de 2021.



Objeto da experiência
As atividades em grupo realizadas de maneira virtual podem melhorar a continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde.

Objetivos
Descrever o relato de experiência de uma atividade coletiva em grupo realizada de maneira remota com usuários com Síndrome pós-COVID.

Metodologia
Os usuários com Síndrome Pós-Covid foram avaliados individualmente por equipe multiprofissional da UBS Vila Ramos Freguesia do Ó, em São Paulo. Durante a avaliação individual, foram convidados a participar do grupo virtual realizado através da ferramenta Google Meet com duração de 1 hora. De acordo com as necessidades dos usuários, foram realizados acompanhamentos individuais, presenciais ou remotos, ou encaminhamento para o serviço secundário, independente da participação no grupo.

Resultados
Foram realizados 15 encontros virtuais quinzenalmente. Nos dois primeiros encontros participaram 8 indivíduos (idade média de 42 anos) que relataram dificuldades em acessar a ferramenta. Os demais encontros contaram com um número médio de quatro a cinco participantes. Três participantes não conseguiram mais participar, pois retornaram ao trabalho. Foram abordados temas variados em saúde bem como momentos de fala e trocas de experiências.

Análise Crítica
Levando-se em consideração a complexidade dos comprometimentos ocasionados pela COVID-19, técnicas eficientes e de baixo custo são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A Atenção primária tem papel importante para identificar e cuidar dos usuários. Nesse contexto, em decorrência da alta demanda de usuários com Síndrome Pós-Covid e a dificuldade em comparecerem à UBS, foi fomentada a criação do grupo online que permitiu uma troca de experiências bastante significativa.

Conclusões e/ou Recomendações
Poder investir em tecnologias que permitam o acompanhamento longitudinal e próximo aos usuários pode ser uma experiência válida, especialmente contexto da pandemia de Covid-19. As tecnologias de informação podem aproximar os serviços e usuários e os próprios usuários, através de atividades coletivas. Ademais, para além do contexto pandêmico, esses recursos podem ser meios de permitir o acesso e a interação de pessoas restritas ao lar e acamadas.