SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
38591 - CONTRIBUIÇÕES DE UM DIÁLOGO DELIBERATIVO SOBRE DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E AS MEDIDAS DE MITIGAÇAO DA COVID-19 EM AMBIENTE ESCOLAR EM FRANCO DA ROCHA, SP LUMI SANO SHINE - INSTITUTO DE SAÚDE, ADRIANA ALMEIDA SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE, CINTIA DE FREITAS OLIVEIRA - INSTITUTO DE SAÚDE, MARITSA CARLA DE BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE, SONIA ISOYAMA VENANCIO - INSTITUTO DE SAÚDE
Período de Realização O diálogo foi realizado em 24 de novembro de 2021, de forma remota.
Objeto da experiência Análise de um diálogo deliberativo, sobre dados epidemiológicos e a implementação de medidas de mitigação da COVID-19 no ambiente escolar.
Objetivos O diálogo foi realizado para que atores sociais diversos pudessem interagir e compartilhar suas experiências e reflexões sobre os dados epidemiológicos na comunidade escolar, e sobre as medidas de mitigação da COVID-19 encontradas na literatura científica e as empregadas em Franco da Rocha.
Metodologia Diálogos deliberativos são espaços de interação entre atores sociais interessados num tema que seguem metodologia bem estabelecida. A reunião virtual, mediada por facilitadora, incluiu 16 participantes da saúde e da educação. Foram apresentados resultados de análise dos casos de COVID-19 na comunidade escolar de Franco da Rocha e a síntese de evidências sobre medidas de mitigação da COVID-19 no ambiente escolar. Os participantes foram convidados a dialogar sobre os temas apresentados.
Resultados Reconheceu-se a dificuldade de tomada de decisão diante de um cenário sem precedentes na saúde, o alívio frente ao não aumento expressivo dos casos de COVID-19 após a reabertura escolar, e a necessidade de implementação e adaptação de medidas de mitigação da transmissão do vírus. Questões físicas e financeiras foram apontadas como principais barreiras e a adesão das crianças às medidas, a triagem e a comunicação os principais facilitadores para a implementação de medidas no ambiente escolar.
Análise Crítica Dados da vigilância do município e da literatura foram utilizados para obter maior compreensão da real situação do contexto de Franco da Rocha referente à reabertura das escolas municipais. Esses dados proporcionaram a reflexão de que o retorno às atividades escolares presenciais foi realizado da forma mais segura possível, com adoção de medidas adequadas e sem aumento expressivo do número de casos. Esses resultados aumentaram a segurança dos gestores, apontando para a correta tomada de decisão.
Conclusões e/ou Recomendações As medidas de mitigação da COVID-19 em ambiente escolar adotadas pelos gestores do município de Franco da Rocha foram adequadas, conforme os resultados da literatura, e importantes para evitar o aumento significativo dos casos de COVID-19 em crianças. Ainda que barreiras tenham sido observadas para a implementação das medidas, foram relatadas situações que promoveram as medidas, especialmente a adesão das crianças aos protocolos.
|