SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
38547 - GAMOV-MG: GRUPO DE ANÁLISE E MONITORAMENTO DA VACINAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS JANAINA FONSECA ALMEIDA SOUZA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES/MG), MAGALI RODRIGUES DE BRITO - CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE (COSEMS/MG), ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES/MG), HELLEN FLÁVIA RIBEIRO DOS SANTOS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES/MG), VANESSA MARIA RODRIGUES COELHO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES/MG), KÁTIA RAMOS PEREIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES/MG), DULCE PIMENTA GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MONTES CLAROS, FABIANO GERALDO PIMENTA JÚNIOR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, SÍLVIA REGINA PEREIRA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE POUSO ALEGRE, RICARDO ALMEIDA VIANA - CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE (COSEMS/MG)
Período de Realização O GAMOV-MG foi criado em junho/2021. Está vigente até os dias atuais.
Objeto da experiência Análise e monitoramento da vacinação, especialmente para Covid-19, para proposição de ações regionalizadas e descentralizadas em Minas Gerais.
Objetivos Monitorar a vacinação com indicadores;
Encaminhar demandas dos municípios, simplificando os processos;
Integrar a Vigilância em Saúde e Atenção Primária no nível estadual e municipal;
Reconhecer e multiplicar experiências exitosas;
Melhorar as coberturas vacinais da Covid e do Calendário Básico.
Metodologia Foram implantados 28 GAMOV Regionais e 1 GAMOV Nível Central, com participação ativa de municípios. Inicialmente foi realizada sensibilização com as regionais e pactuação em CIB. Construído Regimento Interno, contendo: Natureza; Composição (Vigilância em Saúde, Sala de Situação, Atenção Primária, COSEMS); Coordenação; Competências; Organização; Produtos. As reuniões acontecem quinzenalmente, com envio de Relatórios. Foram estabelecidos 8 indicadores do avanço da vacinação Covid por município.
Resultados Adesão de 100% do Estado;
Priorização de apoio aos municípios;
Qualificação da distribuição de vacinas;
Vigilância de coberturas vacinais ativa;
Melhoria da completude do SIPNI. Início: 81,5%. Atualmente: Acima de 100%.
Integração entre Vigilância em Saúde, Atenção Primária e COSEMS, com participação dos municípios nas decisões;
Simplificação de processos de trabalho;
Modificou a estrutura de governança e os processos, sendo um dos responsáveis pela qualificação e evolução da vacinação em Minas Gerais.
Análise Crítica Concebido no momento crítico da Campanha de Vacinação Covid, o GAMOV possibilita a discussão integrada e regionalizada entre os atores da vacinação. Antes da sua criação não se conhecia o cenário, sendo que diversas áreas dispensavam esforços em prol do mesmo objetivo, mas não se comunicavam entre si. A mudança na governança e nos processos de trabalho aconteceu quando Vigilância em Saúde e Atenção Primária começaram a discutir pontos críticos de forma sistemática, com encaminhamentos conjuntos.
Conclusões e/ou Recomendações O GAMOV é um dos grandes responsáveis pelo avanço da vacinação Covid-19 no Estado de Minas Gerais. Enquanto estrutura sustentável e eficiente, deve atuar também em prol do aumento de coberturas vacinais de rotina, especialmente após o impacto trazido pela Pandemia. Possui fluxo de trabalho bem estabelecido, permitindo a discussão integrada dos diversos atores envolvidos na vacinação, com participação ativa dos municípios nas discussões.
|