SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
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38485 - PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE MINAS GERAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NAYRA SUZE SOUZA E SILVA - UNIMONTES, ROSE ELIZABETH CABRAL BARBOSA - UNIMONTES, LUANA LEMOS LEÃO - UNIMONTES, TATIANA ALMEIDA DE MAGALHÃES - UNIMONTES, KAMILA TELES SOARES - UNIMONTES, LUCINEIA DE PINHO - UNIMONTES, MARIA FERNANDA SANTOS FIGUEIREDO BRITO - UNIMONTES, MARISE FAGUNDES SILVEIRA - UNIMONTES, ROSÂNGELA RAMOS VELOSO SILVA - UNIMONTES, DESIRÉE SANT'ANA HAIKAL - UNIMONTES
Apresentação/Introdução Diante da pandemia da COVID-19, com a intenção de colaborar com o distanciamento social, ocorreu a suspensão das atividades presenciais em escolas e universidades. Dessa forma, a profissão de professor, já amplamente conhecida por suas dificuldades, tornou-se ainda mais desafiadora, contribuindo para problemas de saúde e intensificando ainda mais os de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Objetivos Este estudo objetivou descrever os problemas de saúde mental entre os professores da educação básica pública do estado de Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19.
Metodologia Trata-se de um inquérito epidemiológico do tipo websurvey, realizado com professores da educação básica pública de escolas da zona rural e urbana do estado de Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020 e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação. Utilizou-se questionário digital e o estudo abordou variáveis referentes a problemas de saúde mental durante a pandemia, incluindo: diagnóstico médico de ansiedade e depressão; sentimento de nervosismo e tristeza; aumento no consumo de álcool; problemas de sono; uso de medicamento para relaxar/dormir; percepção da qualidade de vida; medo da COVID-19. Foram calculadas as prevalências das variáveis.
Resultados Participaram do estudo 15.641 professores, sendo 13,3% atuantes na zona rural. Dentre eles, 81,9% eram mulheres, 89,2% apresentaram idades entre 30 e 59 anos e 79,8% aderiram totalmente ao distanciamento social. Quanto aos problemas de saúde mental durante a pandemia entre os professores, 25,9% autorrelataram diagnóstico médico de ansiedade e/ou depressão, 44,2% apresentaram sentimentos de nervosismo e tristeza muitas vezes/sempre, 7,1% estavam consumindo mais bebidas alcóolicas do que de costume, 33,4% começaram a ter problemas de sono, 30,4% estavam usando medicamentos para relaxar/dormir, a percepção da qualidade de vida de 67,1% piorou e 43,7% relataram muito medo da COVID-19.
Conclusões/Considerações A pandemia da COVID-19 intensificou a ocorrência de problemas de saúde mental entre os professores da educação básica pública. Observou-se aumento de maus hábitos e de sintomas relacionados à saúde mental, assim como nos diagnósticos de ansiedade e depressão. Além do impacto negativo relacionado diretamente à saúde do professor, esse quadro pode ter contribuído para o comprometimento do processo ensino-aprendizagem durante a pandemia.
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