SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
38352 - MÁSCARA N95 E O DILEMA DA TRAJETÓRIA BALÍSTICA DAS PARTÍCULAS RESPIRATÓRIAS NA COVID-19 ELIANA AUXILIADORA MAGALHÃES COSTA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Apresentação/Introdução Durante a pandemia da COVID-19, questionamentos acerca do modo de transmissão do SARS CoV-2, se por meio de “gotículas” ou “aerossóis”, bem como da capacidade dessas permanecerem suspensas no ar ao longo do tempo, teve implicações nas recomendações das medidas de prevenção e controle, particularmente do tipo de máscara de proteção a ser utilizada contra esse vírus e na proteção dos profissionais de saúde.
Objetivos Apresentar elementos teóricos acerca da transmissão do SARS CoV-2 por meio das partículas respiratórias, para além do seu diâmetro aerodinâmico e trajetória balística, a subsidiar reflexões sobre adequação do uso de máscaras pelos profissionais de saúde.
Metodologia Ensaio acadêmico utilizando dados de revisão narrativa da literatura. Os estudos foram obtidos em bases eletrônicas, com descritores específicos. Determinado critérios de inclusão e exclusão. A busca dos dados ocorreu nos meses de maio e junho de 2021 e constou de 25 artigos que integram esse estudo.
Resultados Clarifica a confusão acerca dos termos gotículas, núcleos de gotículas, aerossóis e partículas, divergências que contribuem para entendimentos diferenciados sobre mecanismos de transmissão desse agente etiológico, com adoção de distintas medidas de intervenção para controle desse vírus. Evidencia dados da transmissibilidade do SARS-CoV-2 pelo ar, a despeito das dificuldades técnica e metodológica para detecção desse agente no ar, situação que dificulta conclusões contundentes acerca da transmissão aérea desse patógeno.
Conclusões/Considerações Acredita-se ser um erro usar a falta de conclusões da identificação do SARS-CoV-2 em amostras de ar, para questionar a transmissão aérea, igualmente recomendar medidas de prevenção segundo o tamanho aerodinâmico dos vírus. Assim, o uso da máscara N95 por profissionais de saúde durante pandemia deve ser medida basilar e inequívoca para a proteção e segurança dessa população.
|