Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

44792 - APORTES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: EDUCAÇÃO POPULAR EM TEMPO DE COVID-19.
MARÍA CONSTANTINA CAPUTO - UFBA, DAVID RAMOS DA SILVA RIOS - UFBA


Período de Realização
As ações analisadas foram desenvolvidas no período de agosto a dezembro de 2020

Objeto da experiência
O curso “Aportes do pensamento de Paulo Freire às práticas educativas em saúde: educação popular em tempo de Covid-19” para Agentes Comunitários de Saúde

Objetivos
Relatar e analisar o desenvolvimento e resultados do curso “Aportes do pensamento de Paulo Freire às práticas educativas em saúde: educação popular em tempo de Covid-19”, destinado a Agentes Comunitários de Saúde, da Rede de Atenção Básica de Salvador-Bahia

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência que apresenta o curso online “Aportes do pensamento de Paulo Freire às práticas educativas em saúde: educação popular em tempo de Covid-19”. O objetivo do curso foi ofertar aos ACS uma formação em educação popular visando reduzir a transmissibilidade do coronavírus junto com as comunidades onde estão inseridos. O curso foi divido em 20 encontros online com carga horária total de 40 horas e certificação. Foi utilizada a plataforma Moodle/ UFBA.

Resultados
Participaram 40 ACS de 14 unidades de saúde de Salvador-BA,. O curso além de proporcionar reflexão sobre como os agentes poderiam desenvolver ações de educação popular em suas atividades nas comunidades em tempos de COVID 19, também foram discutidos temas de interesse dos ACS, como saúde da população idosa, saúde mental em tempo de Covid-19, saúde da população negra e violência doméstica

Análise Crítica
A proposta leva em consideração a relevância dos ACS no desenvolvimento de ações de educação e promoção da saúde no território em que estão inseridos. Por isso, o curso foi planejado a partir das necessidades apontadas por eles. É de extrema relevância a capacitação desses professionais a fim de estabelecer o melhor diálogo entre a equipe de saúde e a comunidade.

Conclusões e/ou Recomendações
Apesar da dificuldade dos agentes com a tecnologia, eles demonstraram através do feedback positivo e dos resultados obtidos nos trabalhos finais e avaliação que o curso contribuiu significativamente para a sua formação profissional