Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

44775 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO EM PLANTÃO PSICOLÓGICO: CARACTERIZAÇÃO DE USUÁRIOS E DEMANDAS EM SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA
ESLY REBECA AMARAL OLIVEIRA - UFBA-IMS/CAT, CAMILLA GAMA E SILVA - UFBA-IMS/CAT, MATHEUS DE SOUZA SILVA - UFBA-IMS/CAT, THAIS RITHIELLI SILVA VASCONCELOS - UFBA-IMS/CAT, ROSIANE CRUZ SANTOS - UFBA-IMS/CAT, MICHEL ANGELO PINTO DE OLIVEIRA - UFBA-IMS/CAT, EDI CRISTINA MANFROI - UFBA-IMS/CAT


Período de Realização
Das quartas às sextas-feiras no período de 25 de maio de 2022 a 08 de julho de 2022.

Objeto da experiência
Prestar atendimento à comunidade na modalidade de Plantão Psicológico e possibilitar a formação de psicólogos a partir de estágio profissionalizante.


Objetivos
O objetivo deste trabalho é descrever o perfil das queixas do Plantão Psicológico em um Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade pública no interior do estado da Bahia, atendidos por um grupo de estagiários do 9º semestre.

Metodologia
Os atendimentos ocorreram por meio de demanda espontânea e encaminhamentos, com duração média de 1h e possibilidade de marcar dois encontros subsequentes em casos de crise ou de comportamento suicida. Seguiu-se a divisão: 1) apresentação da modalidade de atendimento e estabelecimento do contrato terapêutico; 2) aprofundamento nas queixas, com intervenção focalizada, postura empática e acolhedora e 3) fechamento e verificação da necessidade de outro atendimento ou possíveis encaminhamentos.


Resultados
Ao todo foram atendidos 44 casos, sendo que 29 foram do gênero feminino e 15, masculino. A média de idade dos usuários foi de 34 anos sendo 12 o desvio padrão. Além disso, apenas 3 têm ocupação com carteira assinada, 37 usuários se dizem cristãos, 6 não têm religião e 1 ateu. A principal queixa foi a de ansiedade (14) sendo seguida de dificuldades em relacionamentos interpessoais (11), sintomas depressivos (5) e ideação suicida (3).

Análise Crítica
Mulheres donas de casa ou com trabalho informal foram as que mais procuraram o Serviço, enquanto que homens ainda são minoria. Grande parte das queixas diziam respeito à dificuldade nas relações familiares, conjugais ou de amizade, bem como o impacto da pandemia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no agravamento de sintomas ansiosos e depressivos. Dito isso, hipotetiza-se que as medidas restritivas limitaram os círculos sociais e dificultaram o estabelecimento de novos vínculos.


Conclusões e/ou Recomendações
A pandemia evoca o conceito de crise, que é inerente à novidade e pode ser visto como instabilidade emocional, pois a urgência e a gravidade dos fatos, impossibilita contextos ideais para readaptar, não havendo recursos pessoais e/ou ambientais adequados. Assim, as diversas crises brasileiras, convidam, com avidez, intervenções biopsicossociais. E, mesmo não sendo triagem, o plantão psicológico pode ser porta de entrada para outros serviços.