SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
44697 - TESTAGEM PARA COVID-19 NA MODALIDADE DRIVE-THRU: UMA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO ANAMARIA SCHNEIDER - FESAÚDE, STEFANIA DOS SANTOS SOARES - FESAÚDE, FRANCINE RAMOS DE OLIVEIRA MOURA AUTONOMO AUTONOMO, F.R.O.M. - FESAÚDE, BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA - FESAÚDE, PEDRO ANDRADE SÁ CORRÊA CORRÊA, P.A.S. - FESAÚDE, SABRINA DA COSTA REGO - FESAÚDE, LEANDRO OLIVEIRA PARANHOS - FESAÚDE, GABRIELLE REGINE PASSOS DE ALMEIDA - FESAÚDE, INGRID MAIA GOMES BOAVENTURA - FESAÚDE, TUANY MARIA ALVES CARDOZO - FESAÚDE
Período de Realização O relato se refere à experiência vivenciada entre junho/2020 a setembro/2021.
Objeto da experiência Tem como objeto as atividades realizadas no drive thru de testagem no Município de Niterói.
Objetivos O relato tem por objetivo apresentar a alternativa implantada para compreender a evolução epidemiológica e temporal do coronavírus no município de Niterói/RJ: a estratégia do drive thru de testagem foi implementada como forma de aumentar o número de pessoas testadas, sem sobrecarregar os serviços.
Metodologia Foi construído projeto de monitoramento epidemiológico por meio de tecnologia de geolocalização através de aplicativo e métodos para acompanhamento da evolução da epidemia do coronavírus, em parceria com o "Dados do Bem”. Por meio de inteligência artificial o aplicativo analisa e seleciona as pessoas cadastradas para a realização da testagem. Os usuários são agendados de acordo com as diretrizes clínicas para realização do teste rápido imunológico ou o RT-PCR.
Resultados Foram realizados 73.161 testes para apoio diagnóstico da COVID-19, sendo 10% deles de testes moleculares (7.522) e 90% de testes sorológicos (65.639), em 477 dias de funcionamento da estratégia de testagem, na modalidade DriveThru. Do total de testes realizados, 11.241 apresentaram resultado positivo para COVID-19, mantendo o resultado em torno de 15% de testes positivos, em todo o período de funcionamento.
Análise Crítica Os dados permitiram embasar a tomada de decisões da Secretaria de Saúde e da Prefeitura; além de trazer conforto para a parcela da população que buscou no drive thru uma alternativa para esclarecer o seu status sorológico. Sabe-se que o índice zero e a ocupação de leitos do município são os principais balizadores para a classificação de risco na Cidade. Entretanto, alguns dos achados foram relevantes para estabelecer um perfil da pandemia de covid-19 em Niterói.
Conclusões e/ou Recomendações A utilização de postos externos de testagem na modalidade drive-thru no município demonstrou excelentes resultados. A estratégia permitiu disponibilizar os testes de forma rápida e segura para os munícipes, evitando sobrecarga e aglomeração em unidades de saúde, contribuindo para controlar a disseminação da doença.
|