Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

44555 - VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS-MT
GLEYSON SOUZA DA COSTA - UFR, STEPHANIE BRUNO LIBERATORI - UFR, ALINE RIBERO ROCHA ARAUJO - UFR, RAFAELA MAGALHAES ARSENIO - UFR, JULIANA HELENA CHAVEZ-PAVONI - UFR, PATRÍCIA DE LIMA LEMOS - UFR, CLAUDINEIA DE ARAUJO - UFR


Período de Realização
DURANTE MAIO DE 2022 FOI REALIZADA A INTERVENÇÃO EM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO.

Objeto da experiência
CERCA DE 70 ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS TURMAS, UMA DE ESCOLA PÚBLICA E OUTRA DE ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS.

Objetivos
AVALIAR O GRAU DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS ACERCA DO TEMA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19.

Metodologia
HOUVE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA E OUTRA PRIVADA. AS TURMAS FORAM ABORDADAS PELA EQUIPE DO PROJETO EM CONJUNTO COM A PROFESSORA DE BIOLOGIA. UM QUESTIONÁRIO PADRONIZADO E IMPRESSO CONTENDO 26 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 FOI DISTRIBUÍDO AOS ESTUDANTES PARA PREENCHIMENTO, APÓS CONCORD NCIA E ASSINATURA DE TCLE DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. TODOS OS PARTICIPANTES DO ESTUDO RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO NO PERÍODO DE 30 MINUTOS.

Resultados
AINDA QUE O PROJETO ESTEJA EM ANDAMENTO, IDENTIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES FORAM RECEPTIVOS À AÇÃO E A ADESÃO FOI ALTA EM AMBAS AS TURMAS. NA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, MUITOS ESTUDANTES MARCAVAM COMO CORRETAS AFIRMAÇÕES BASEADAS EM NOTÍCIAS FALSAS ENCONTRADAS EM MÍDIAS SOCIAIS, EVIDENCIANDO A FORÇA QUE TAIS INFORMAÇÕES EXERCERAM SOBRE O PROCESSO DE VACINAÇÃO NA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

Análise Crítica
A INTEGRAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E UNIVERSIDADE PRECISA SER FORTALECIDA ATRAVÉS DO EIXO EXTENSIONISTA. ESTA AÇÃO PONTUAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DEMONSTRA A IMPORT NCIA DESTE ELO E A POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÕES BASEADAS EM CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO SOBRE UM IMPORTANTE TEMA. A COBERTURA VACINAL ADEQUADA CONTRA A COVID-19 É ESSENCIAL NO COMBATE À PANDEMIA E A UNIVERSIDADE PODE INTERVIR CONTRA INFORMAÇÕES FALSAS ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO E DIVULGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA ACESSÍVEL A POPULAÇÃO.

Conclusões e/ou Recomendações
PERCEBE-SE QUE OS ADOLESCENTES SÃO O PÚBLICO-ALVO DE INÚMERAS NOTÍCIAS FALSAS SOBRE VACINAS E QUE NECESSITAM DE MAIOR ACESSO ÀS INFORMAÇÕES FIDEDIGNAS SOBRE O PROCESSO VACINAL. ASSIM, A EXTENSÃO E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SÃO ESSENCIAIS PARA ESSE ESCLARECIMENTO, SENDO MANDATÓRIO QUE A ACADEMIA CUMPRA ESSA FUNÇÃO SOCIAL, INDO ÀS ESCOLAS E OUTROS ESPAÇOS SOCIAIS PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO EM CONJUNTO A ESSE PÚBLICO.