Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

44517 - ENTRE MÁSCARAS E FANTASIAS: NARRATIVAS DE MEMBROS DE UMA ESCOLA DE SAMBA SOBRE O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E CUIDADO E AS VIVÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19
MARCOS VINICIUS DA SILVA CORDEIRO - UFES, RITA DE CÁSSIA DUARTE LIMA - UFES


Apresentação/Introdução
Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa em Saúde Coletiva a partir das análises das narrativas de membros de uma escola de samba sobre seus processos saúde-doença-cuidado, tal como suas vivências na pandemia da Covid-19. O trabalho apresenta a hipótese de que as escolas de samba atuam como promotora e potencializadora do processo saúde doença e cuidado.

Objetivos
Analisar as narrativas de membros de uma comunidade de escola de samba sobre seus processos de saúde-doença e cuidado e suas vivências no contexto da pandemia do Novo Coronavírus.

Metodologia
Essa pesquisa trata-se de uma análise exploratória de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa membros de uma escola de samba através da técnica bola de neve. Assim, elegeu se uma escola de samba, localizada em uma região de periferia no município de Vitória-ES. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Após a confecção, houve uma entrevista piloto realizada atendendo aos mesmos critérios de inclusão. Nessa pesquisa, foram realizadas 8 (oito) entrevistas semiestruturadas. A escolha pelo trabalho com narrativas devem ser apreendidas como construções localizadas dos sujeitos, tal como a expressão de sua essência subjetiva na construção de sentidos, memórias e experiências.

Resultados
Os resultados desta pesquisa estão apresentados em formato de descrição das narrativas dos participantes e, em 2 (dois) artigos, que se conectam e constroem o entendimento das premissas deste trabalho. As narrativas trabalhadas neste estudo foram divididas em seis eixos temáticos que perpassam a construção da identidade, as percepções de saúde doença e cuidado e as vivencia na pandemia: NARRATIVAS E VIVÊNCIAS DE MEMBROS DA ESCOLA DE SAMBA NOVO IMPÉRIO; CONHECENDO A GRES NOVO IMPÉRIO; A FAMÍLIA IMPERIANA: NARRANDO SOBRE OS SENTIDOS DA NOVO IMPÉRIO: “O QUE É SAÚDE-DOENÇA PARA VOCÊ?”: A NOVO IMPÉRIO PRODUZINDO SAÚDE-DOENÇA E CUIDADO: NARRATIVAS IMPERIANAS E AS VIVÊNCIAS NA PANDEMIA DA COVID19:

Conclusões/Considerações
O trabalho apresenta a magnitude e a sensibilidade deste tema através das narrativas que dialogam com o marco teórico no qual esta pesquisa foi ancorada. Assim, analisou se as narrativas observando aquilo que esta comunidade compreende como saúde-doença e cuidado, e como lidam com tais processos. Além do mais, as narrativas ofereceram fragmentos das experiências vividas por parte desses narradores sobre a pandemia da Covid19.