SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
44179 - ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS (BUSINESS INTELLIGENCE) NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS DE IMUNIZAÇÃO DURANTE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO ESTADO DA BAHIA ANTONIO RAINERIO CARNEIRO RIOS JUNIOR - DIVEP, MOACIR DE SANTANA JORGE FILHO - DIVEP, RAMON DA COSTA SAAVEDRA - DIVEP, VÂNIA REBOUÇAS BARBOSA VANDEN BROUCKE - DIVEP, AKEMI ERDENS AOYAMA CHASTINET - DIVEP, BÁRBARA HELOISA SOUZA DO NASCIMENTO - DIVEP
Período de Realização De janeiro de 2021 a junho de 2022.
Objeto da experiência Monitoramento dos registros doses distribuídas e aplicadas das vacinas contra COVID-19 aplicadas no estado da Bahia.
Objetivos Analisar transformações, possibilidades e oportunidades que a tecnologia de comunicação e informação Business Intelligence trouxe aos processos de trabalho da Coordenação de Imunização da Bahia durante a campanha de vacinação contra COVID-19.
Metodologia Coleta de dados por formulário eletrônico criado pela Secretaria de Saúde da Bahia e encaminhado aos municípios para preenchimento e envio diário. Informações disponibilizadas: doses recebidas por vacina, doses aplicadas por vacina e grupo prioritário e saldos em estoque por vacina. Diariamente os dados são extraídos, processados e consolidados em planilhas Excel, e resultam em duas planilhas, sendo uma de doses aplicadas e outra de doses distribuídas, por município, vacina e grupo prioritário.
Resultados A vacinação contra COVID-19 na Bahia iniciou-se em 19 de janeiro de 2021. Diante da indisponibilidade do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações nesta data, impossibilitando o lançamento em tempo real por parte dos municípios, e da necessidade de monitoramento da movimentação dos imunobiológicos de forma a acompanhar o avanço da vacinação no estado, a gestão estadual optou por desenvolver uma solução computacional própria, chamada Business Intelligence.
Análise Crítica A ferramenta de Business Intelligence desenvolvida possibilita a análise do processo de vacinação no estado. Tomadas de decisão estratégicas podem ser desencadeadas a partir dos resultados encontrados, como na avaliação de tendências que identifique municípios que precisam ser priorizados com o envio de novas doses. No início da campanha de vacinação os dados disponibilizados pela ferramenta foram fundamentais na ampliação da vacinação para novos grupos prioritários.
Conclusões e/ou Recomendações A solução encontrada pela gestão estadual implementou a otimização do processamento de dados de vacinação na Bahia e forneceu suporte mais adequado para melhor gerenciamento do plano de vacinação contra COVID-19. Mais que isso, permitiu que toda a sociedade acompanhe, com maior visibilidade e transparência, os resultados das atividades executadas pelos setores públicos.
|