Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43976 - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE RELACIONADOS A TESTAGEM PARA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
ÍCARO GOMES RAMOS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, CAROLINA PEDROZA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, LÍGIA VILAS BÕAS - NÚCLEO INSTITUCIONAL DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, SALVADOR, BAHIA, SUELEN SEIXAS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, NATHALIA SUZART - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, CARLOS JEFFERSON SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, THAIS ARANHA ROSSI - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, LAIO MAGNO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, VALDILEA VELOSO - INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA. FIOCRUZ, INÊS DOURADO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA


Período de Realização
A construção dos materiais de comunicação e educação ocorreu entre os meses de março e maio de 2022

Objeto da experiência
Construção de materiais de comunicação e educação relacionados à testagem para COVID-19 em comunidades cobertas pela atenção primária à saúde (APS).

Objetivos
Descrever o processo da criação de materiais de comunicação e educação em saúde, relacionados à testagem de COVID-19 feito pelo estudo “Expansão das Estratégias de Testagem, Quarentena, e-health e Telemonitoramento para contribuir no enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil - TQT COVID-19”.

Metodologia
Elaborado um plano de comunicação para favorecer o diálogo com a população do Distrito Sanitário à testagem para COVID-19 em unidades da APS. As peças gráficas foram criadas a partir da análise da literatura do perfil sociodemográfico da população e escuta dos ACS sobre COVID-19. Utilizadas ferramentas de design na elaboração das peças educativas e criados roteiros para divulgação sonora nas ruas. Moradores e atores sociais do distrito validaram o conteúdo e a linguagem das peças.

Resultados
Criadas peças gráficas físicas e virtuais, como panfletos, cartazes, para divulgação da testagem da COVID-19, e folders, para recomendações de isolamento e quarentena. Os materiais visaram promover engajamento da população às práticas de prevenção à COVID-19. Produzidos vídeos com informações sobre a COVID-19 expostos nas redes sociais e no painel de comunicação do sistema de informação do projeto. Roteirizados briefing fast-track para utilização nos carros de som nas ruas próximas às APS

Análise Crítica
O desafio da construção dos materiais de comunicação foi desenvolver um material exclusivo para o público alvo do estudo, visto que as ações de testagem acontecem em paralelo com outros distritos da Secretaria Municipal de Saúde. Foi utilizado o critério territorial na divulgação e distribuição destes materiais, em concordância com o escopo do estudo e a personalização de conteúdo das peças para cada bairro, possibilitando uma maior compreensão do público alvo sobre as orientações expostas.

Conclusões e/ou Recomendações
A construção dos materiais de comunicação e educação em saúde, para a divulgação de ações de prevenção e testagem para a COVID-19 precisa dialogar com a comunidade e suas realidades, a partir de uma linguagem acessível e efetiva por meio de diferentes estratégias. Dessa forma, os materiais educativos podem estimular o autocuidado, orientar sobre testagem nos serviços e promover a propagação de informações confiáveis sobre COVID-19 na comunidade.