SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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43971 - PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA TELEMEDICINA EM UM HOSPITAL DA REDE PRIVADA EM TEMPOS DE COVID19: IMPACTOS PARA PROFISSIONAIS E PACIENTES IDOSOS. ÁTILLA ARRUDA PEREIRA - MBA-USP/ESALQ, BETHANIA FERNANDES DA FONSECA ZAGO - EACH-USP, CIBELLE TÍPHANE DE SOUSA COSTA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, SILVINHA DE SOUSA VASCONCELOS COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABÓIA -ESP-VS
Apresentação/Introdução Com a publicação da Portaria nº 467/2020, pelo Conselho Federal de Medicina do Ministério da Saúde, dispõe sobre a telemedicina em caráter excepcional e temporário, regulamenta e operacionaliza as medidas de enfrentamento em emergência de saúde pública. Tornando acessível à população em qualquer área da saúde, durante a pandemia de COVID-19.
Objetivos Descrever quais os impactos obtidos com a implantação da tecnologia Telemedicina como ferramenta de cuidado continuado, para empresa, e pessoas idosas considerando dados obtidos em um hospital de uma rede privada do município de São Paulo.
Metodologia Trata-se um estudo de caráter exploratório-descritivo documental com abordagem qualitativa. Como instrumento utilizou-se de um questionário semiestruturado com questões norteadoras e os dados foram obtidos de relatórios do hospital e em base de dados da SciELO utilizando os portais Da USP, Capes e Google acadêmico.
Resultados Os resultados obtidos como maior impacto foram: no total de 2.300 atendimentos realizados no período de julho a agosto de 2020, 62,4% são sexo feminino e 44,6% masculino, 67.4% tem mais de 60 anos e os motivos de procura são as Intercorrências clinicas por várias queixas, seguido de consulta de rotina, sintomas gripais e covid19. O tempo de consulta reduziu de 7 para 3 dias, fortalecendo a satisfação de todos envolvidos no acesso a consulta em tempo hábil, nos estudos os impactos fortalecem a segurança, a qualidade da assistência e na administração.
Conclusões/Considerações Com essa pesquisa pode-se observar que a telemedicina é uma potente ferramenta no mercado de consumo com foco na terceira idade, sua utilização do cuidado continuado remota na pandemia, mostrou que consegue atender as expectativas dos seus clientes reduzindo o tempo de espera sem perder a qualidade da atenção.
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