SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
43899 - IMPACTOS DA COVID 19 NA INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DANIELLE BRANDÃO DE MELO - UNIMONTES, IDA ALMEIDA DE OLIVEIRA - UFBA, MÁRCIO SANTOS CARVALHO - UFBA
Apresentação/Introdução Caracteriza-se como insegurança alimentar a falta de acesso regular e permanente a alimento, assim como, a preocupação pela falta de alimento ou sua escassez em um futuro próximo. Com a pandemia da Covid-19, aumentou o número de brasileiros (as) em situação de insegurança alimentar e nutricional, por diversos fatores, dentre eles o desemprego em massa e o desmantelamento de políticas públicas.
Objetivos Identificar sistematicamente na literatura, quais os impactos da Covid-19 na insegurança alimentar.
Metodologia A metodologia consiste em revisão sistemática, considerando elegíveis estudos publicados a partir de 2017 em português que apresentaram os impactos da Covid-19 na insegurança alimentar. Excluiu-se aqueles que não apresentavam os impactos da Covid-19 na insegurança alimentar. As buscas foram realizadas no período entre 25 de maio a 10 de junho de 2022, sendo realizadas nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, Brasil. Usou-se como descritores: impactos, Covid-19 e insegurança alimentar. Entre os termos o operador booleano AND e para seleção, realizou-se a leitura do título e resumo e posteriormente a leitura do artigo completo.
Resultados Realizadas as buscas foram encontrados um total de 21 artigos, sendo identificado durante a leitura do título e resumo 5 repetidos, restando 16 para avaliação, após leitura de título e resumo, foram selecionados 6 artigos que demonstravam impactos da Covid-19 na insegurança alimentar, tais como, a dificuldade de acesso a alimentos, diminuição da renda, aumento do desemprego e elevação do preço dos itens básicos, redução do acesso a produtos de agricultura familiar, comercializados em feiras, o que fez com que as opções de alimentos ficassem mais limitadas para aqueles que não possuíam renda elevada ou algum tipo de auxílio governamental.
Conclusões/Considerações A Covid 19 exacerbou a crise sanitária, social, política, ambiental e de saúde que afeta diretamente a alimentação, trazendo como consequências drásticas a insegurança alimentar, principalmente entre os atores sociais vulneráveis, tais como: as mulheres, nordestino (a), negros (as) e populações tradicionais. Para tanto, é de suma importância políticas públicas e justiça social para garantir e promover a segurança alimentar e nutricional.
|