Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43888 - EXPERIÊNCIA SOBRE O TRATAMENTO ONLINE PARA USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.
PAULO ROBERTO TELLES PIRES DIAS - NEPAD/UERJ; MEB/ISC/UFF, JOÃO PEDRO LEMOS DE BRITO - UFF, EQUIPE NEPAD/UERJ - NEPAD/UERJ


Período de Realização
Do advento da Pandemia de COVID-19 e das medidas de isolamento social até a atualidade.

Objeto da experiência
O impacto e as consequências relacionadas à interrupção do tratamento presencial e a transição para o tratamento online.

Objetivos
Analisar as principais questões associadas à mudança do tratamento presencial para o tratamento online. Ressaltando-se aspectos que se apresentaram como os mais relevantes para a manutenção de uma boa qualidade/efetividade do atendimento, e, a satisfação dos usuários e técnicos do serviço.

Metodologia
Informações foram obtidas a partir de análise do conteúdo das discussões e relatos de reuniões semanais de supervisão de equipe clínica. Trechos das gravações das reuniões que abordavam o tema “atividades online” foram transcritos e analisados. Posteriormente foram sistematizados os principais temas relacionados à questão. Priorizou-se aspectos como: a interação presencial vs. interação online e as dificuldades técnicas e pessoais envolvendo o uso de tecnologia para contato com os pacientes.

Resultados
Não era boa inicialmente, a expectativa de sucesso sobre a mudança de setting de tratamento - presencial para online, muito menos a possibilidade de iniciar tratamentos pela nova modalidade de atendimento. Dificuldades técnicas vividas tanto pelos pacientes como técnicos reforçavam este ponto de vista. Com o decorrer das atividades, desenvolvimento das mídias de comunicação, e, progressiva adaptação à nova ordem social, o novo setting foi se mostrando viável, até mesmo preferencial para muitos.

Análise Crítica
Entre os aspectos positivos relacionados à nova forma de abordagem, ressalta-se: A eliminação de gastos e tempo relacionados ao deslocamento para o atendimento presencial, a possibilidade de atendimento familiar ou em grupo com pessoas em lugares distintos, atendimentos em localidades distantes. Apesar da clientela típica da instituição, pertencer majoritariamente às classes menos favorecidas, equipamento e conexão, não foram empecilhos importantes. Não houve aumento no abandono do tratamento.

Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho online passou a fazer parte dos atendimentos da instituição, mesmo após a volta aos atendimentos presenciais, complementando o escopo de atividades oferecidas. Para alguns pacientes, é o único método viável de tratamento, para outros o preferencial. Pesquisas/avaliações passaram a ter maior abrangência pela facilidade de autopreenchimento online. Avaliar a eficácia do novo tipo de ambiente de tratamento é um próximo possível passo.