Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43792 - A EXPERIÊNCIA DO TELETRABALHO NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
LAURO GABRIEL BEZERRA SANTOS - MESTRANDO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E ASSESSOR NA COORDENADORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE E-MAIL: LG.BEZZE@GMAI, INGRID BEATRIZ SILVA - UFRN/SESAP, GEORGE SILLAS SILVA GOMES - UFRN/SESAP


Período de Realização
A experiência relatada ocorreu entre abril de 2020 e maio de 2022, durante a pandemia de COVID-19.

Objeto da experiência
Tem-se a viabilização do teletrabalho na Secretaria de Estado da Saúde Pública por meio da utilização de ferramentas eletrônicas e softwares.

Objetivos
Descrever a experiência da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na concessão do teletrabalho aos servidores administrativos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, com a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e-mail, computadores e WhatsApp.

Metodologia
Diante das medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19, a SESAP/RN elaborou portaria que permitiu o teletrabalho, priorizando os servidores do grupo de risco para COVID. Assim, criou ferramentas no Excel que pudessem ser preenchidas pelos servidores para acompanhamento pelas chefias. Ao solicitar o regime de teletrabalho, o afastamento das atividades presenciais era registrado no sistema de RH para que não fossem concedidos os adicionais devidos em virtude do trabalho presencial.

Resultados
Com o incentivo ao teletrabalho para os servidores que executassem atividades administrativas, houve a modificação dos processos de trabalho, propiciando menos atendimento presencial e mais utilização de e-mail, whatsapp e Sistema Eletrônico de Informações para continuidade na execução das atividades. Estas decisões propiciaram possuir menos servidores em regime presencial, possibilitando o distanciamento correto dos postos de trabalho e mitigando a contaminação por COVID-19.

Análise Crítica
O desenvolvimento do teletrabalho trouxe à luz a discussão de conceder essa modalidade de trabalho aos servidores da saúde, demonstrando que muitas atividades podem ser realizadas nesse regime. Contudo, algumas fragilidades ficaram evidentes, uma vez que ainda não estávamos preparados para mensurar o tempo de cumprimento das entregas. Além de, por ser um regime novo, para servidores estatutários, não era possível ofertar estrutura ou acompanhar a ergonomia de suas casas.

Conclusões e/ou Recomendações
Para a Secretaria, a utilização do teletrabalho foi importante pela diminuição do uso dos postos de trabalho, considerando a distância mínima necessária. Contudo, alguns servidores ainda não compreendem de fato o teletrabalho, visto que nem todo mundo que deseja aderir ao regime possui os requisitos mínimos para tal. Faz-se necessário a todos desenvolver soft skills para realização e acompanhamento do teletrabalho.