Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43791 - MEDIDAS PROTETIVAS ADOTADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE RISCOS E AGRAVOS OCUPACIONAIS E A COVID-19 SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SUL DO BRASIL
FERNANDA MOURA D ALMEIDA MIRANDA - UFPR, BIANCA AGUIAR FONTANA - UFPR, MICHELE NUNES FENZKE - UFPR, LEILA MARIA MANSANO SARQUIS - UFPR, BRUNA ROCHA POMBO PINTO BROTTO - UFPR


Período de Realização
Pesquisa desenvolvida entre fevereiro de 2020 a dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Associação entre a ocorrência da Covid-19, a ocorrência de acidentes de trabalho com material biológico e a adesão às medidas protetivas.

Objetivos
Analisar o uso das medidas protetivas à saúde e à segurança no trabalho dos profissionais de saúde contra Covid-19 em um complexo hospitalar do município de Curitiba-PR.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica, de natureza exploratória e abordagem quantitativa, desenvolvida em um complexo hospitalar universitário da capital paranaense. Participaram 104 profissionais de saúde que atuam em unidades com atendimento direto ao paciente suspeito ou confirmado da Covid-19. A entrevista on-line ocorreu entre maio e agosto de 2021, por entrevista on-line. Os dados foram analisados por testes de qui quadrado, exato de Fisher, odds ratio com intervalo de confiança de 95%.

Resultados
Dos 104 participantes, 57,7% (n=60) eram enfermeiros. Em relação às medidas protetivas para a Covid-19, 66,7% dos profissionais de saúde negativos para o agravo, relataram terem participado de capacitações no ambiente de trabalho (p=0,006 OR: 0,2 [0,06-0,69]). Sobre o fornecimento de equipamentos de proteção Individual, afirmaram a presença deles, 59,2% dos profissionais negativos para covid-19 (p=0,05).

Análise Crítica
No que diz respeito à associação das ações realizadas pelo estabelecimento de saúde durante a pandemia Covid-19 com ATMB, os entrevistados que mencionaram o fornecimento de informações escritas no serviço de saúde apresentavam menor risco de acidente, tal como para o distanciamento de pacientes, de funcionários e promoção de proteção respiratória.


Conclusões e/ou Recomendações
Salienta-se a relevância desta pesquisa para os profissionais de saúde, que vêm trabalhando incansavelmente no enfrentamento da Covid-19 e ainda necessitam de um olhar atento para a questão de exposição a riscos e agravos à saúde. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa reflitam na prática profissional e que as medidas protetivas sejam amplamente utilizadas como uma barreira contra a exposição dos profissionais de saúde.