SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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43701 - AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TALLITA MAYARA FERNANDES DE BRITO CAVALCANTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL, RODRIGO ANTONIO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL, GERVÂNIA DE ARAÚJO LIMA TEIXEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL, MAYARA TEIXEIRA LAURENTINO ACIPRESTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL, RAYANNE ARAÚJO COSTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL, ALINE KATARINE MARQUES DELGADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO NATAL
Período de Realização Entre os anos de 2020 a 2021.
Objeto da experiência Ações de enfrentamento a pandemia de covid-19 na Atenção Primária à Saúde pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Objetivos Descrever as principais ações lançadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Natal/RN, nos serviços de Atenção Primária à Saúde, no enfrentamento à pandemia de covid-19.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência, sob o olhar da gestão da Atenção Primária à Saúde - APS à nível de Secretaria Municipal de Saúde, no período de 2020 a 2021, no município de Natal, Rio Grande do Norte.
Resultados No início da pandemia, as ações foram voltadas para estruturação de leitos hospitalares, e ainda, para a reorganização da APS, enfrentando fragilidades de ordem estrutural, tecnológicas e de recursos humanos. Para a implementação das ações de mitigação do vírus, foram necessárias estratégias para viabilizar um modelo de gestão intersetorial, que atendesse as necessidades de comunicação com a população, adesão às medidas de prevenção e redução das complicações ocasionadas pelo distanciamento social.
Análise Crítica A Atenção Primária à Saúde passou por mudanças significativas durante o período da pandemia de covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do Natal fortaleceu as ações intersetoriais e passou a desenvolver diversas ações voltadas para o enfrentamento a pandemia, que trouxe muitos desafios para os serviços de saúde e para a gestão municipal, ao passo que também trouxe significativos avanços para o Sistema Único de Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O cenário de pandemia se mostrou desafiador para o ente municipal, dada a necessidade de reorganização da rede assistencial, e a superação de dificuldades históricos, buscando soluções a partir da melhoria da comunicação com a população, em especial, com ações de educação permanente e sensibilização de todos os atores envolvidos, como estratégia fundamental para enfrentamento da pandemia.
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