Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43493 - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
SHEILA APARECIDA FERREIRA LACHTIM - UFMG, DELMA AURELIA DA SILVA SIMÃO - UFMG, ANA AMÉLIA CARDOSO - UFMG, MARIA LUISA MAGALHÃES - UFMG


Período de Realização
Campanha de vacinação contra covid-19 especifica para crianças do espectro autista 27/01/2022- 12/05/2022.

Objeto da experiência
vacinação de crianças do espectro autista respeitando as individualidades e oferecer segurança para pais e crianças

Objetivos
Melhorar a experiência de crianças autista na vacinação; reduzir o estresse por meio de um ambiente sensorialmente estimulante; produzir imagens gráficas que exemplifiquem o momento da vacinação; vacinar as crianças contra covid-19; discutir com os pais a importância da atualização das vacinas;

Metodologia
As crianças foram previamente agendadas. A equipe preparou quatro etapas: painéis visuais para preparar a criança para o momento da vacinação; atividades lúdicas e de integração sensorial no laboratório; o momento da vacinação onde uma criança era vacinada por vez, respeitando seus limites e mantendo interação com os interesses de cada criança; espaço para brincadeiras e atividade física e só após 20 min da vacinação a criança poderia ser dispensada. A duração media do atendimento era de 45 min.

Resultados
Houve o engajamento de quatro professoras dos cursos de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional; 34 discentes dos cursos de enfermagem, psicologia, educação física e terapia ocupacional proporcionando um espaço de troca e interação interprofissional. Foram vacinadas com as duas doses 51 crianças com autismo e também os irmãos que as acompanhavam. A avaliação dos pais e acompanhantes foi positiva e manifestaram as dificuldades que encontram para imunizar as crianças.

Análise Crítica
Esse projeto teve três pontos importantes: a promoção de um ambiente interprofissional que possibilitou acadêmicos dos diversos cursos troca de saberes; ampliou o acesso a vacinação a crianças com dificuldades para serem imunizadas; atendeu o principio da equidade quando se propôs a vacinar de forma individualizada e respeitando as necessidades de saúde de cada uma das crianças e suas famílias; observou-se a necessidade de discutir outras formas de ampliação dessa experiência.

Conclusões e/ou Recomendações
a experiência gerou um fórum de discussão a respeito das dificuldades das famílias com crianças autistas nas unidades de saúde, principalmente quando se trata de procedimentos invasivos. Mostrou que é possível outra forma de fazer e conduzir a partir da organização sensorial das crianças. Evidencia-se a importância da Universidade Pública no enfrentamento à pandemia da COVID-19, alicerçado nos pilares de extensão e compromisso social.