Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43435 - MONITORAMENTO DO HORIZONTE TECNOLÓGICO PARA ANTECIPAÇÃO DE DEMANDAS NA COVID-19.
LAÍS LESSA NEIVA PANTUZZA - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, ALINE DO NASCIMENTO - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, POLLYANNA TERESA CIRILO GOMES - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, THAÍS CONCEIÇÃO BORGES - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, AMANDA OLIVEIRA LYRIO - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, ANA CAROLINA DE FREITAS LOPES - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, TACILA PIRES MEGA - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS, VANIA CRISTINA CANUTO SANTOS - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE – DGITIS/SCTIE/MS


Período de Realização
Os alertas de tecnologias para Covid-19 foram produzidos entre abril de 2021 e junho de 2022

Objeto da experiência
Os alertas são estudos de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) que sinalizam sobre tecnologias novas e emergentes em desenvolvimento.

Objetivos
Analisar os efeitos dos alertas do Monitoramento do Horizonte Tecnológico, produzidos pelo Ministério da Saúde, quanto a avaliação de incorporação de tecnologias, pela Conitec, para o tratamento da COVID-19 em tempo oportuno.

Metodologia
Foram verificados os alertas de tecnologias para o tratamento da Covid-19 disponíveis no site da Conitec. Para a elaboração dos documentos foram identificados ensaios clínicos registrados sobre o uso das tecnologias, além de consulta em bases de dados para identificar os resultados dos estudos publicados e de literatura cinzenta. Além disso, foram consultados os sítios eletrônicos de agências sanitárias com o objetivo de identificar registro ou autorização de uso das tecnologias em outros países.

Resultados
Foram produzidos 12 estudos de alerta de tecnologias para profilaxia e tratamento de diferentes níveis de gravidade para a Covid-19. Das tecnologias estudadas, quatro já foram avaliadas para a incorporação, sendo duas dessas já incorporada ao SUS (baricitinibe e nirmatrelvir/ritonavir), uma não foi incorporada devido às incertezas da eficácia e dos custos (banlanivimabe + etesevimabe) e duas estão em avaliação pela Conitec (molnupiravir e cilgavimabe + tixagevimabe).

Análise Crítica
O MHT auxilia na identificação de importantes tecnologias em saúde novas e emergentes. Sua realização torna possível a avaliação de tecnologias no momento oportuno, para que suas forças e fraquezas sejam antecipadamente identificadas numa eventual etapa de incorporação no SUS. Isso é especialmente importante na Covid-19, que se mostrou um grave problema de saúde pública e com muitas tecnologias em desenvolvimento para o tratamento e profilaxia.

Conclusões e/ou Recomendações
Os alertas de MHT tem se mostrado importantes na identificação de inovações em saúde, tecnologias para necessidades não atendidas e também que são alvo de judicialização no acesso antes mesmo do registro sanitário no Brasil. A identificação de tecnologias para a COVID-19 para diversos estágios da doença trazem subsídios em tempo oportuno para a tomada de decisão no momento em que estas tecnologias são demandadas para incorporação no SUS.