SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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43363 - EXPERIÊNCIA EXITOSA NO TELEMONITORAMENTO/TELEATENDIMENTO PSICOLÓGICO DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE IBICARAI PRISCILLA ARAUJO DOS SANTOS - SMS IBICARAÍ, THAISA RODRIGUES COSTA RAMOS - SMS IBICARAÍ, CARLOS CÉZAR SOUSA SILVA JUNIOR - SMS IBICARAÍ, FERNANDA LUÍSA NASCIMENTO MACÊDO SANTOS - SMS IBICARAÍ
Período de Realização O Telemonitoramento/Teleatendimento psicológico ocorreu entre janeiro de 2021 a abril de 2022.
Objeto da experiência Ações de Telemonitoramento/Teleatendimento psicológico aos usuários suspeitos ou confirmados para Covid-19.
Objetivos Reorganizar e fortalecer as ações de produção de saúde, utilizando recursos tecnológicos, como telemonitoramento e teleatendimento psicológico aos pacientes suspeitos, e positivos para Covid-19.
Metodologia O Telemonitoramento/Teleatendimento psicológicos são estratégias de produção do cuidado e fortalecimento das ações de saúde. A reorganização dos serviços frente a pandemia, foi uma necessidade, em busca de qualificar as ações. Dessa forma, um fluxograma de atendimento foi construído, de forma articulada com as equipes de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, e com uma equipe de telemonitoramento/atendimento, composta por enfermeiro, assistente social e psicóloga.
Resultados As ações intersetorias e articuladas, permitiram oferecer uma assistência resolutiva, facilitando o acesso aos serviços de saúde e com grande impacto social, de forma individual e também na coletividade. As ações elencadas, incluíam monitoramento telefonado e visitas domiciliares com assistente social, médico e enfermeiro, para rastreamento de contatos, identificação de sinais de gravidade, realização de educação em saúde, além do teleatendimento psicológico.
Análise Crítica Com vistas a ampliar o acesso aos serviços de saúde, as ações realizadas por dispositivos tecnológicos, contribuem para a implementação de ações e serviços de saúde, minimizando os riscos e garantindo uma assistência qualificada. No entanto, a utilização de novas ferramentas na produção de saúde, se constitui um grande desafio, visto que se faz necessário a adesão por parte de profissionais e usuários.
Conclusões e/ou Recomendações As ações implementadas pela equipe de telemonitoramento/teleatendimento psicológico, de forma articulada com as equipes de Saúde da Família, garantiu a ampliação do acesso aos serviços de saúde, de forma resolutiva e eficiente, minimizando impactos nas condições de saúde de uma comunidade, frente a um cenário de pandemia.
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