Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43337 - FLUXO DE ATENDIMENTO A SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ATUAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO SUPORTE AOS CASOS DE COVID-19
KARINA KEMPNER - SECRETARIA DA SAÚDE, PREFEITURA DE JOINVILLE., TATIANA CRISTINE SALVADOR ALMEIDA. - SECRETARIA DA SAÚDE, PREFEITURA DE JOINVILLE., LUIZA HELENA CARDOSO. - SECRETARIA DA SAÚDE, PREFEITURA DE JOINVILLE.


Período de Realização
02/2021 a 05/2021

Objeto da experiência
Fluxo de atendimento aos usuários com sintomas respiratórios, ofertado por unidades básicas de saúde da família, no município de Joinville/SC

Objetivos
Proporcionar suporte à rede de atendimento de saúde do município, principalmente aos casos agravados da COVID-19.

Metodologia
A unidade foi dividida em área contaminada e não, oferecendo ambiente protegido aos servidores. Para entrar na área contaminada, era obrigatório usar EPIs.
Fluxo de atendimento aos usuários sintomáticos: Acolhimento; Cadastro e Check list; Aferição de sinais vitais; Teste Antígeno; Consulta médica.
Sala de Estabilização para casos instáveis. Caso houvesse necessidade de internação, era realizado contato com a UPA/PA para transferência deste usuário.

Resultados
A reorganização da APS na cidade foi um acerto da gestão, sendo a descentralização do atendimento o principal ganho para os usuários.
A vocação da unidade, destinada somente ao atendimento de sintomáticos respiratórios, proporcionou aos profissionais maior segurança de atuação.
A reorganização da estrutura física tornou contínuo o processo de atendimento.
O controle de insumos foi essencial para que não ocorresse falta dos materiais necessários ao atendimento.

Análise Crítica
Em momento algum os profissionais minimizaram a grave situação que ocorreu devido ao COVID-19. Sempre tratada com seriedade, a Pandemia nos levou a reorganizar todo o sistema de saúde, visando salvar vidas.
Sendo um município de grande porte, contamos com diversos profissionais, na gestão e na assistência, diariamente se dedicando a fazer o melhor possível.
Com insumos, EPIs, testes rápidos e profissionais em quantidade suficiente, conseguimos reduzir os efeitos negativos provenientes da COVID-19.

Conclusões e/ou Recomendações
Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de acesso aos usuários. Conforme a necessidade, vai se adaptando ao que a população precisa. De fevereiro a maio de 2021, a maior necessidade da população de Joinville foi atendimento rápido e de qualidade para os que contraíram a COVID-19.
Com agilidade, emprego dos recursos adequados e controle desses, a Secretaria da Saúde reorganizou as UBSFs para garantir acesso integral à saúde aos munícipes.