Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43323 - TELEORIENTAÇÃO REALIZADA POR UM RESIDENTE PSICÓLOGO NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, OTHELINO PEDRO DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Apresentação/Introdução
As Tecnologias da Informação e Comunicação, aparato tecnológico potente na difusão e compartilhamento de informações, oportunizam estratégias de atendimento em saúde à distância. Voltados à orientação nos primeiros cuidados psicológicos, estabilizam emoções e tranquilizam. A psicologia reelabora suas práticas em resposta ao sofrimento humano apresentado no complexo panorama pandemia de COVID-19.

Objetivos
Relatar a experiência de teleorientação realizada por um psicólogo residente de saúde coletiva dentro das ações de enfrentamento à catástrofe sanitária causada pelo novo coronavírus.

Metodologia
Relato de experiência, descritivo, via Tecnologias da Informação com o uso dos Primeiros Cuidados Psicológicos, executado de abril a julho de 2020. Discorre sobre o teleatendimento em saúde mental realizado por psicólogo residente em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará, inserido no projeto Covida da rede de teleatendimento do Plantão Coronavírus, projeto da Secretaria da Saúde do Ceará e Casa Civil do Governo do Estado. As teleorientações foram realizadas em plantões de 12 horas, uma vez por semana. Cada atendimento com duração de 20 minutos a 02 horas, variavam de 05 a 14 com público de adolescentes de 16 anos (mediante autorização) a idosos com 65 anos.

Resultados
A atuação demonstrou ser potente na aproximação de usuários e profissionais da saúde mental, facilitou o acesso ao serviço psicológico, configurando-se espaço de evasão aos entraves acometidos pelo público atendido. O projeto Covida capacitou 437 psicólogos (38 residentes e 88 voluntários), as atividades somaram mais de 3.300 atendimentos pela plataforma Rocket.chat de usuários triados pelo sistema de inteligência artificial presente nos sites do Governo do Ceará e via WhatsApp ou Facebook Messenger. A condução do residente abrangeu implicações subjetivas e de sintomatologias de ansiedade, medo, angústia, depressão e estresse agudo, efeitos da realidade desestruturante na pandemia.

Conclusões/Considerações
Contribuiu na importância das intervenções virtuais em saúde mental na pandemia, visando sanar e/ou minimizar problemáticas advindas da COVID-19. A teleorientação mostrou-se desafiadora no emaranhado de complicações causadas pela pandemia, e emergiu como intervenção potente de aproximação daqueles que precisavam de ajuda e dos profissionais dispostos a auxiliá-los, a experiência única no histórico de construção processo formativo de residente.