SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
43248 - ISOLAMENTO SOCIAL E VIDA SEXUAL EM HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS (HSH) USUÁRIOS DE APLICATIVOS GEOSSOCIAIS DE ENCONTROS: IMPACTO E FATORES ASSOCIADOS PAULO ROBERTO QUEIROZ - UFRN, ANDRÉ CARLOS NOGUEIRA BEZERRA - UFRN, BRUNNO GIORDANO DA SILVA ARANHA FILHO - UFRN, NAUÃ RUDÁ CHAVES COÊLHO - UFRN, KENIO COSTA DE LIMA - UFRN
Apresentação/Introdução Os aplicativos (apps) geossociais de encontros para homens que fazem sexo com homens se constituem numa alternativa rápida para encontros sexuais na atualidade. O isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, ao mesmo tempo em que limitou os encontros sociais, potencializou os encontros mediados pela tecnologia.
Objetivos Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar o impacto que o isolamento social teve na vida sexual de HSH usuários de aplicativos geossociais de encontros os fatores associados a este impacto.
Metodologia Para tanto, um web survey foi realizado no período de janeiro a abril de 2022 com 812 HSH, usuários ativos de algum dos aplicativos para este fim. De modo anônimo, responderam a um questionário o qual continha a questão “qual o impacto que o isolamento social teve na sua vida sexual?”. As categorias baixo e nenhum impacto foram agrupadas, assim como aquelas tipificadas como alto e médio, a fim de se investigar quais fatores estiveram associados ao “impacto real” (alto e médio) na vida sexual dos usuários. Para tanto, foram utilizados os testes do qui quadrado de Pearson e de tendência linear, considerando as variáveis sociodemográficas, relativas a práticas sexuais dos HSH e uso dos aplicativos.
Resultados Dos 807 respondentes, 93,3% (IC 95%: 91,58 – 95,02%) relataram algum impacto nas suas vidas sexuais. Destes, 25% (IC 95%: 22 – 28%) o classificaram como baixo, 34,8% (IC 95%: 31,4 – 38,2%) como médio e 40,2% (IC 95%: 36,7 – 43,7%) como alto. Foram associados ao “impacto real” do isolamento na vida sexual, a faixa etária, cuja tendência de maior impacto se deu entre os usuários de 20 a 39 anos, o fato de não trabalhar, cujo impacto foi 11% maior que os que trabalham, os que não possuem religião com impacto 12% maior em relação aos que a possuem e o período em que usa os aplicativos com aqueles que usam nos finais de semana tendo maior impacto real.
Conclusões/Considerações Nesse sentido, o impacto real do isolamento social sobre a vida sexual dos HSH usuários de aplicativos geossociais de encontros foi elevado sendo mais importante para os adultos jovens, sem religião, que não trabalham e que usam os apps durante o fim de semana.
|