Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43189 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: CONCEPÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
MARIA SILVA - UFPE


Apresentação/Introdução
Refletir acerca da estratégia de enfrentamento à Covid-19 no Brasil, é constatar que as intervenções centraram-se nos cuidados aos casos graves nos hospitais, demonstrando a hegemonia do modelo biomédico no Sistema Único de Saúde. De modo que, as tecnologias leves voltadas à prevenção, a exemplo da educação em saúde, foram negligenciadas, especialmente pelo ente federal.

Objetivos
Analisar as concepções de educação em saúde presentes nos documentos produzidos pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou a pesquisa bibliográfica; a pesquisa documental e a análise documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Virtual em Saúde e no Scientific Electronic Library Online. A pesquisa documental foi feita em documentos produzidos pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia entre os anos de 2020-2022, com 10 documentos selecionados para análise. Os documentos foram analisados a partir da técnica de análise documental, com suporte de um roteiro semi-estruturado construido para coleta dos dados.

Resultados
Os resultados evidenciaram a ausência de referências mais sólidas à dimensão preventiva do enfrentamento à pandemia, com base na educação em saúde. Além disso, quando houve a discussão, constatou-se a ênfase nas medidas de intervenção não farmacológicas, que apesar da importância que possuem na redução da transmissibilidade do vírus, centraram-se numa concepção de educação em saúde sanitária, sem maior articulação com as reais condições de vida da população brasileira. Ademais, questões vinculadas a infodemia, fake news e desinformação em saúde não foram abordadas em profundidade e como nós centrais que influenciam no processo educativo a ser desenvolvido com a população.

Conclusões/Considerações
Buscar a essência das contradições que perpassaram o enfrentamento à pandemia no país, especialmente no âmbito federal, é primordial para que no ato de denunciar e anunciar possamos construir um sistema de saúde verdadeiramente público, universal e gratuito, sob uma perspectiva de saúde determinada socialmente. Nesse ínterim, compreender a disputa de hegemonia das concepções de educação em saúde que devem orientar esse processo é fundamental.