Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

43045 - DESAFIOS DO NASF NO TELEMONITORAMENTO DA COVID-19: ESTRATÉGIAS E RECONFIGURAÇÕES DO TRABALHO EM SAÚDE
EMILIO AUGUSTO COLOMBO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR), WILLIAN FERNANDES LUNA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)


Período de Realização
Esta experiência foi desenvolvida de agosto de 2020 a setembro de 2021.

Objeto da experiência
Uma central de telemonitoramento que surgiu para desenvolver ações estratégicas de enfrentamento a pandemia de CoViD-19 no contexto da APS.

Objetivos
A central teve seu objetivo organizado em duas dimensões: 1. Garantir o acompanhamento do quadro clínico dos pacientes que testavam positivo para a CoViD-19 e possuíam algum tipo de comorbidade. 2. Desenvolver ações de vigilância em saúde observando o comportamento dos pacientes durante o isolamento social.

Metodologia
Parte dos profissionais do NASF foram afastados das unidades de saúde da família, dos atendimentos coletivos necessariamente, e foram organizados em uma central de monitoramento, dentro do laboratório de informática da secretaria da educação, para realizar telemonitoramento dos pacientes que testavam positivo e possuíam algum tipo de comorbidade para a CoViD-19 e de seus familiares contactantes durante o seu período de isolamento social.

Resultados
Muitos pacientes que se encontravam apreensivos, angustiados e com medo aguardando o resultado dos testes realizados nas unidades de saúde, receberam acolhimento em suas casas, através do contato telefônico. Também receberam orientações seguras que foram significativas, como por exemplo, os cuidados domiciliares, a necessidade de buscar por um novo atendimento médico frente aos sinais de alarme ou até mesmo sobre o direito de se cumprir o isolamento social afastados de suas atividades laborais.

Análise Crítica
Esta foi uma experiência interessante, mesmo de longe, os profissionais estavam próximos dos pacientes via telefone para dar suporte e acolhimento. A maioria dos pacientes receberam de maneira efetiva os seus resultados de exames e documentos de maneira online, com isso, entende-se que existem possibilidades de organizar algumas ações e formas de se aproximar dos pacientes, criando mais canais de comunicação, através das tecnologias que precisam ser melhor implementadas no SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Portanto, se conclui que mesmo com os profissionais de saúde ocupando outros espaços, foi desenvolvido um trabalho muito importante, a pandemia fez com que tudo e todos se reinventassem de maneira geral. Esta experiência trouxe muito aprendizado e a possibilidade do NASF em resistir e permanecer apoiando as equipes de estratégias de saúde da família e também a pensar em novas formas e estratégias de garantir o vínculo e o acesso dos pacientes.