Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42906 - A DIMENSÃO CUIDADORA DA EXTENSÃO: INTEGRANDO O ENSINO E O SERVIÇO
LUCIANA BISIO MATTOS - FURB, LUANA GABRIELE NILSON - FURB, TATIANA LÚCIA CAETANO - FURB, ANEMIR MARIA KERBER CIOTTI - FURB, LUCIANA RULENSKI - FURB, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FURB


Período de Realização
Foram consideradas as ações de extensão realizadas no período de 22/02/2022 a 26/05/2022.

Objeto da experiência
Programa de extensão Ser e Conviver Pós-COVID inserido no serviço CRIE Pós-Covid oferecido pela Universidade (FURB).



Objetivos
Apresentar o potencial da extensão para alcançar o cuidado integral num serviço de saúde universitário no nível secundário. O CRIE Pós-Covid é referência na atenção ambulatorial da rede SUS de Blumenau-SC. Busca superar a fragmentação da atenção especializada, indo além do foco excessivo na doença.

Metodologia
Serviço localizado no Campus 5 da FURB, referência regional para condição pós-covid. Com diversas especialidades, envolve 10 cursos de graduação em saúde, o curso de Serviço Social e o Mestrado Profissional em saúde Coletiva. Integra serviço e ensino, incluindo projetos de extensão para o cuidado integral. Aplica princípios, métodos e ferramentas inovadores na atenção secundária: interprofissionalidade, acolhimento, PTS, pesquisa, clínica ampliada, determinantes sociais e PICs.

Resultados
O programa de extensão Ser e Conviver Pós COVID é composto por 04 projetos que visam: acolhimento interprofissional, integralidade do cuidado, cuidado aos familiares com uso da arte e práticas integrativas. Os projetos funcionam de forma interprofissional, articulada e integrada ao serviço, pois os mesmos usuários circulam nas ações. Dessa forma, os projetos atendem aos 304 usuários em acompanhamento no CRIE, dos quais, 100% informam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o cuidado recebido.

Análise Crítica
Os processos de fragmentação da atenção à saúde, tradicionalmente, desenvolvidos na Atenção secundária apresentam-se como barreiras para a oferta de um cuidado integral na condição pós-Covid. A proposta da extensão universitária integrada ao processo de cuidado no serviço provoca a necessidade de mudanças no processo de trabalho, proporcionando que se estabeleça a construção de novas práticas e dispositivos para a qualificação desse cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
A extensão universitária, integrada ao serviço, especialmente na atenção especializada, apresenta grande potencial inovador para ampliar e complementar a abordagem biomédica, mostrando potencialidades para além da fragmentação do cuidado. A experiência da extensão no pós COVID vem mostrando a possibilidade de alcançar a integralidade do cuidado, ressignificando o papel da Universidade na formação e qualificação dos processos de cuidado.