Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42819 - IMPLICAÇÕES DA LITERACIA DIGITAL PARA A REDEFINIÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
PAÔLLA LAYANNA FERNANDES RODRIGUES - UFBA- IMS/CAT, NÍLIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO - UFBA-IMS/CAT, ADRIANO MAIA DOS SANTOS - UFBA- IMS/CAT


Apresentação/Introdução
Durante a pandemia de COVID-19, as TICs foram consideradas uma ferramenta essencial para rastrear a disseminação e para o compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde no âmbito da APS e em toda a rede atenção. Mas, pouco se discutiu sobre a gestão de habilidades e competências específicas de literacia em saúde digital dos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia.

Objetivos
Sistematizar estratégias relacionadas a gestão da literacia digital em saúde e as implicações para a reorganização do processo de trabalho dos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia de COVID-19.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo de revisão sistemática rápida com levantamento e análise de 440 publicações nas bases de dados Web of science (404) e Science direct (36) com uso de descritores definidos pelo DECS/MESH terms: “challenges” AND “literacy digital” AND “covid-19” AND “health workforce” AND “Primary care”, publicados entre janeiro de 2020 à maio de 2022.

Resultados
Experiências analisadas citaram o uso de mídias sociais (incluindo Twitter e WhatsApp) para compartilhar práticas locais iniciais, divulgar novos resultados de pesquisas ou como ferramenta multidisciplinar de suporte à decisão. Contudo, ante a altas cargas de trabalho, dificuldades técnicas e deficiências regulatórias, os níveis limitados de alfabetização digital, status educacional, acesso frequente à internet e ao computador entre os profissionais de saúde foram considerados fatores limitantes comuns para a implementação de serviços digitais de saúde no curso da pandemia.

Conclusões/Considerações
O desafio, portanto, está em garantir respostas políticas direcionadas à gestão da literacia digital, que incluam abordagens sustentáveis e escaláveis para atingir públicos mais amplos com ofertas específicas e personalizadas e concatenadas ao processo de trabalho e modelo de atenção à saúde priorizado em cada local.