SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
42809 - NÚCLEO DE VIGILÂNCIA ESCOLAR DA COVID-19 (NUVEC): UMA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, AMARGOSA, BAHIA, 2021-2022. FÁBIA MICHELINE CÉSAR LIMA BASTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, JÚLIO PINHEIRO DOS SANTOS JUNIOR - PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, MÁRCIA BATISTA DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, REBECA CRISTINA REIS FERNANDES - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, ELISANGELA DIAS ANDRADE ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE / PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, ROSÂNGELA OLIVEIRA SANTOS DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE / PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA, ANALY MARQUARDT DE MATOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Período de Realização Entre outubro de 2021 e maio de 2022.
Objeto da experiência Instituições de ensino tiveram que se adequar para enfrentar as repercussões da pandemia e garantir a segurança sanitária da comunidade escolar.
Objetivos Objetiva-se relatar a experiência do NUVEC no enfretamento da pandemia de COVID-19 junto à rede municipal de ensino de Amargosa, Bahia, entre outubro de 2021 e maio de 2022 enquanto estratégia de retomada segura das atividades letivas presenciais.
Metodologia Trata-se de órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação por decreto municipal, para operacionalizar medidas de prevenção primária e secundária contra a COVID-19 em 36 unidades escolares, 5574 alunos e 850 trabalhadores. Os dados foram coletados via aplicativo whatsapp institucional e plataforma de tramitação eletrônica de processos, com fluxo ascendente de formulários dos gestores escolares para o NUVEC e deste, para o setor saúde, responsável por alimentar a base de dados do E-SUS notifica.
Resultados Foram notificados 347 sintomáticos gripais, sendo 25,5% em trabalhadores e 74,5% em alunos (mediana de idade de 8 anos). Coriza (24%) e tosse (20%) foram sintomas mais frequentemente identificados. Apesar da alta recusa em submeter-se à testagem com coleta de amostra nasofaríngea, foram realizados 1004 testes (avaliação de sintomáticos e testagem de rastreamento), com identificação de 98 trabalhadores positivos e 01 caso em aluno assintomático (taxa de positividade de 9,8%).
Análise Crítica Em 8 meses, o NUVEC estabeleceu critérios para retomada de atividades letivas presenciais em conjunto com autoridades sanitárias municipais e órgãos de participação e controle social; Elaborou 27 informes semanais com análises epidemiológicas descritivas para orientar a tomada de decisão; Realizou 09 formações de diferentes categorias profissionais (520 trabalhadores da educação) em 10 Procedimentos Operacionais Padronizados, visando segurança sanitária e promoção da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Vacinação nas escolas, incentivo ao uso de máscaras de qualidade, intervenções para melhor ventilação natural nas salas de aula e ações de prevenção com isolamento oportuno e monitoramento de casos, foram determinantes para a não ocorrência de surtos no ambiente escolar, sem indicação de interrupção de atividades presenciais em turmas ou unidades, no período avaliado, o que favoreceu segurança alimentar, aprendizado e socialização.
|