Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42807 - PROGRAMA ESTADUAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE PRODUTOS À BASE DE ÁLCOOL A 70%, RELACIONADOS AO COMBATE DA PANDEMIA DE COVID-19. BAHIA, 2020
ANDERSON SILVA DE OLIVEIRA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, GÊNOVA DA SILVA CARVALHO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, KEILA FERNANDA GUERRA SILVA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, LUCIVALDO DE CARVALHO ALVES - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, MOUNA CRISTIENNE RODRIGUES FARIAS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, EMANOEL BONFIM SANTOS GALVÃO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, RITA DE CÁSSIA DE JESUS ROCHA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, RAYMUND HANS HELMUT HUTTNER SORGENFRI - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA


Período de Realização
Estudo realizado no meses de julho a novembro de 2020

Objeto da experiência
Monitoramento da qualidade de produtos a base de álcool a 70% relacionados ao enfrentamento da pandemia COVID-19.

Objetivos
Apresentar os resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade de produtos a base de álcool a 70% (saneantes), no estado da Bahia entre os meses de julho a novembro de 2020.

Metodologia
Foram realizadas coletas de amostras de saneantes, à base de álcool a 70% (gel e líquido), em estabelecimentos comerciais e hospitalares da Cidade de Salvador, em sua embalagem original, acondicionadas em embalagens plásticas invioláveis e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz para realização das análises, na modalidade fiscal em triplicata. Realizou-se as análises de rotulagem e teor alcóolico conforme a Resolução ANVISA RDC n° 59/2010.

Resultados
Foram coletadas 36 amostras, destas 27 (75,0%) foram consideradas insatisfatórias, na análise de rotulagem e/ou teor. 6 (22,2%) relacionavam-se exclusivamente com o rótulo, 9 (33,3%) somente ao teor alcoólico e 12 (44,5%) apresentaram resultados insatisfatórios para as duas categorias analisadas. As insatisfatoriedades estavam relacionadas à informações incompletas como ausência de lote e/ou validade e instruções de uso e teor acima do previsto na legislação.

Análise Crítica
Os resultados demonstraram um elevado índice de insatisfatoriedade de produtos saneantes. Destas insatisfatoriedades chama-se atenção as de teor de álcool etílico em desacordo com as normativas, o que aponta para a necessidade de ações nos estabelecimentos produtores deste tipo de saneante. Além disso, a necessidade de expansão deste programa para as outras regiões da Bahia e a inclusão das preparações cosméticas ao escopo do programa.

Conclusões e/ou Recomendações
A execução deste programa contribuiu para verificação da qualidade dos produtos saneantes comercializados no estado da Bahia e adoção de medidas corretivas para o controle do risco sanitário junto às empresas produtoras. Recomenda-se que este programa seja expandido para análise de álcool a 70% (cosméticos) e hipoclorito de sódio, além da inclusão de mais serviços de saúde e indústrias de Salvador e região metropolitana.