Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42607 - AÇÕES INTEGRADAS NO MONITORAMENTO E PREVENÇÃO DA COVID-19 NOS JOGOS DA COPA AMÉRICA 2021 NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT
MARIA DO CARMO SOUZA - SES/MT, TATIANA HELENA BELMONTE - SES/MT, TANIA REGINA DA ROSA OKIMOTO - SES/MT, LIEGE MACHADO DA ROSA ARANTES - SES/MT, SILVANA CRISTINA SILVA BATISTA - SES/MT, MARCOS ROBERTO ARCANJO DIAS - SES/MT


Período de Realização
Os jogos da copa América ocorreram em Cuiabá/MT de 13 a 28/06/2021.

Objeto da experiência
Realizar monitoramento e controle da COVID-19 nas equipes que participaram dos jogos da Copa América 2021 no município de Cuiabá/MT.

Objetivos
Organizar e acompanhar os trabalhos de monitoramento sanitário dos espaços dos jogos da Copa América 2021 no município de Cuiabá-MT, bem como realizar o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados para COVID-19 entre os profissionais dos diversos segmentos do evento.

Metodologia
Reconhecimento de todas as áreas a serem utilizadas pelas equipes. Sendo essas: espaços da Arena Pantanal; campos de treinamento; hotéis de hospedagem e locais de testagem. Realizada orientação quanto ao surgimento de casos COVID-19 positivos, de notificação imediata. Contato do médico responsável pelo monitoramento dos profissionais, de acordo com o surgimento de sinais e sintomas e orientação quanto ao local que o mesmo iria cumprir a quarentena, estrangeiros ou não.

Resultados
As equipes da Vigilância Sanitária e CIEVS estadual e municipal, monitoraram os profissionais das 6 equipes internacionais que participaram dos jogos realizados em Cuiabá/MT. Apesar de o evento não ser aberto para o público, foi necessária a testagem constante para COVID-19 dos profissionais e trabalhadores que atenderam os diferentes segmentos. Durante todo o evento, foram diagnosticados 8 casos positivos (6 trabalhadores residentes em Cuiabá e 2 membros da delegação da Colômbia).

Análise Crítica
O monitoramento dos casos COVID-19 foi realizado em todos os segmentos. Os casos identificados entre os trabalhadores e equipes internacionais foram monitorados pela equipe da Coordenadoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da SES/MT. Os profissionais das equipes internacionais permaneceram em quarentena no hotel. Esse monitoramento foi de fundamental importância para a realização dos jogos, em tempos de alta transmissão do SARS-CoV-2.

Conclusões e/ou Recomendações
Em tempos de alta circulação de doenças infecciosas, os eventos como a Copa América, devem ser reduzidos a um mínimo possível. Quando realizados, devem seguir um rigoroso processo de monitoramento, evitando levar riscos à sociedade, principalmente pela circulação de pessoas de diversos países. Nesse sentido, a equipe da saúde de Mato Grosso foi efetiva em conduzir as ações de controle da circulação dos participantes, prevenindo surtos locais.