Sessão Assíncrona


SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)

42553 - A PANDEMIA DA COVID-19 E A COLETA DE INFORMAÇÕES DE MANEIRA VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO FOCAL
GLADYS MIYASHIRO MIYASHIRO - FIOCRUZ, JULIANA VALENTIM CHAIBLICH - FIOCRUZ, RAIANE FONTES DE OLIVEIRA - FIOCRUZ, GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - FIOCRUZ, MAURÍCIO MONKEN - FIOCRUZ, EDILENE DE MENEZES PEREIRA - FIOCRUZ, PRISCILA ALMEIDA FARIA - FIOCRUZ, LÁSARO LINHARES STEPHANELLI - FIOCRUZ, SAMUEL CHRISTYAN DA SILVA MONTEIRO - FIOCRUZ, LEILA MONTEIRO BEATO - FIOCRUZ


Período de Realização
Os 02 grupos focais foram realizados simultaneamente na pandemia, em 06/03/2021 (sábado) às 9:30h.

Objeto da experiência
Relato dos desafios da organização e realização de 02 grupos focais (GFs) de maneira simultânea, no formato virtual, durante a pandemia da Covid-19.

Objetivos
Apontar os desafios da realização de dois grupos focais simultâneos, no formato virtual, durante a pandemia da Covid-19, visando identificar problemas operacionais e de condução dos grupos focais, bem como, minimizar as dificuldades de acesso e de participação dos participantes.

Metodologia
Os GFs compõem a pesquisa “Enfrentamento das Arboviroses na Pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades de atuação dos agentes de combate às endemias (ACEs)”. Estes foram egressos do Curso Técnico de Vigilância em Saúde da EPSJV/FIOCRUZ e atuam em favelas, em diferentes CAPs, na prefeitura do Rio de Janeiro. Foram organizados grupos de coordenação e de apoio para cada um dos 02 GFs que foram realizados simultaneamente (15 participantes no total), no formato virtual, na plataforma Zoom.

Resultados
As dificuldades tecnológicas (manuseio de plataforma, conexão à internet pelo celular/computador) atrasaram o início dos GF. Alguns participantes não conseguiram abrir as câmeras, outros tiveram problemas no áudio/som ou interferência de barulhos domésticos. Houve dificuldade em controlar os tempos das falas. Embora houvesse roteiro, o desenvolvimento dos 2 GFs foi diferente no aprofundamento e sequenciamento das questões. A equipe e ACEs conseguiram interagir bem mesmo no formato virtual.

Análise Crítica
O desenvolvimento dos GFs no formato virtual, embora desafiadores na condução e na obtenção/recepção das falas foram superados pela experiência dos pesquisadores que coordenaram os encontros. Entre as limitações deve ser destacado que não é possível observar a não fala, olhares, expressões, os gestos, detalhes que são fundamentais para analisar a interação entre os participantes. Soma-se a isso, a impossibilidade de ver os rostos dos ACEs, em alguns casos, e interferências no áudio/som.

Conclusões e/ou Recomendações
A coleta de informações por meio do grupo focal realizada de maneira virtual é possível. Nossa experiência mostra que o desenvolvimento dos GFs mesmo com as limitações apresentadas, permitiu atingir os objetivos da pesquisa. Porém, a necessidade de isolamento na pandemia da Covid-19 exigiu que a logística de organização e planejamento da equipe de trabalho fosse totalmente virtual, o que complexificou todo o processo da pesquisa.