SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
42453 - EXPERIÊNCIA DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DE FLORIANÓPOLIS NA PANDEMIA COVID-19 COM A CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA GUIAR O MANEJO CLÍNICO ODONTOLÓGICO. VIVIANE PAULA PANISSON - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, DENIZ FACCIN - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, LISIANE CÂNDIDO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, DEBORAH DE OLIVEIRA RENZETTI - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, JULIANA SANTOS DE SIMAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, JULIANA TEREZINHA GARCIA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, MARYNES TEREZINHA REIBNITZ - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, RONALDO ZONTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, SABRINA NATASHA DIGIACOMO SAWER-FONER - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, VALESKA MADDALOZZO PIVATTO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
Período de Realização De março 2020 até a data atual
Objeto da experiência Desenvolvimento de ferramenta de manejo clínico para guiar o atendimento odontológico no município de Florianópolis - SC durante a pandemia de COVID-19.
Objetivos Proporcionar aos profissionais da odontologia uma ferramenta atualizada de apoio ao manejo clínico durante a pandemia de COVID-19 e orientação da prática de atuação, com a implantação do atendimento remoto e qualificação dos cuidados de biossegurança, promovendo segurança no ambiente de trabalho.
Metodologia Foram traçadas diretrizes para o atendimento odontológico seguro: 1) Manutenção de atendimento odontológico em todas as unidades de APS, UPA e CEO durante a pandemia COVID-19; 2) Utilização do atendimento remoto como forma de acesso e triagem dos usuários aos serviços e organização da demanda; 3) Treinamento da rede sobre cuidados com biossegurança durante e para depois da pandemia COVID-19; 4) Educação permanente baseada nas melhores evidências disponíveis no período.
Resultados Publicação do documento intitulado “Guia para assistência odontológica durante a pandemia de COVID-19” com três versões de atualização entre os anos de 2020 e 2022, baseando-se na situação epidemiológica e recomendações nacionais e internacionais. Realização de ações de educação continuada para a rede de profissionais da saúde bucal voltadas para o uso do Guia. Grande utilização de ferramentas de atendimento remoto de forma a facilitar o acesso com segurança dos usuários às ESB.
Análise Crítica O “Guia para assistência odontológica durante pandemia de COVID-19” foi um documento inovador, construído com base em evidências científicas, que possibilitou a organização e manutenção dos atendimentos odontológicos pautados em medidas de biossegurança e proteção de pacientes e profissionais contra infecções cruzadas no ambiente odontológico. Proporcionou ainda a oferta de novas formas de contato entre usuário e ESB via atendimento remoto.
Conclusões e/ou Recomendações A adesão dos profissionais na elaboração do Guia, o apoio e envolvimento da gestão, o alinhamento do documento com os protocolos municipais, estaduais e federais, bem como com as melhores evidências científicas durante o período, foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho proposto e o fortalecimento da rede de atenção em saúde bucal no município de Florianópolis durante a pandemia de COVID-19.
|