SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
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42382 - NÚCLEO DE APOIO E ATENDIMENTO AO TRABALHADOR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 DO DISTRITO SANITÁRIO PAU DA LIMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA ANDRÉ BOMFIM DIAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, RITA JANAÍNA DA SILVA FISCINA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, ANDREIA SILVA RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, JOSELICE MARIA BRITO LUCENA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, CAMILE ORNELAS SARAIVA RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, WILMA LÚCIA ROMANO DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, RAFAELA ANDRADE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, MARCELO AUGUSTO TAVARES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, VIVIAN BRASIL EMBIRUÇU BRANDÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR
Período de Realização De seis de maio de 2020 até a presente data.
Objeto da experiência Implementação do Núcleo de Apoio e Atendimento ao Trabalhador do Distrito Sanitário Pau da Lima (NAAT DSPL) em Salvador-BA.
Objetivos Promover a saúde individual e coletiva por meio da identificação e acolhimento de trabalhadores em situação de estresse e/ou adoecimento psíquico, e da oferta de acompanhamento psicológico, médico e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Metodologia Uma equipe de sete profissionais (um psicólogo, uma médica, uma enfermeira e quatro profissionais de PICS) oferecem assistência aos trabalhadores na modalidade presencial ou virtual em três unidades básicas de saúde. Um questionário online para rastrear adoecimento psíquico foi utilizado para a identificação de profissionais com necessidades de saúde. Busca ativa, acolhimento por demanda espontânea, atendimentos individuais e reuniões técnicas são realizados regularmente.
Resultados Mais de 32% (256) de trabalhadores aderiram ao instrumento de rastreio. Foram acolhidos 164 profissionais e destes 110 (15 homens e 95 mulheres) permanecem em acompanhamento. Foram prestados mais de 1000 atendimentos. O trabalhador acompanhado possui projeto terapêutico singular e um técnico de referência realiza a coordenação do cuidado. Além disso, a ferramenta do teleatendimento, ampliou possibilidades de acesso ao serviço, revelando-se como estratégia eficaz para o cuidado em saúde mental.
Análise Crítica A aplicação do questionário online possibilitou um amplo rastreamento de sinais de adoecimento subjetivo entre os profissionais no contexto do enfrentamento da COVID-19 e para além desta. O número reduzido de profissionais assistidos do sexo masculino conduziu ao debate acerca da necessidade de desenvolvimento de ações que considerem o marcador social gênero. A oferta de assistência multidisciplinar não centrada no saber médico é compatível com a integralidade do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência constitui um importante avanço na longitudinalidade do cuidado à saúde mental do trabalhador, contribuindo para sua qualidade de vida e preservação da força de trabalho no contexto de emergência sanitária. Atualmente, esforços são empreendidos para a qualificação das ações individuais de assistência (presencial e/ou online) e planejamento de intervenções que visem à construção de ambientes de trabalho saudáveis.
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